[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Terá início na próxima segunda-feira, dia 24, prosseguindo até o sábado, 29, a campanha de vacinação contra a Raiva. Todos os anos a campanha acontece em duas etapas e a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – trabalha intensivamente colocando seus funcionários em campo durante uma semana.
Com o tema “Raiva não é coisa de amigo”, a campanha que tem como objetivo imunizar animais como cães e gatos. A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal que acomete animais mamíferos, inclusive o homem, cuja transmissão ocorre através da mordida, arranhões ou lambeduras de animais contaminados com o vírus da doença.
A SMS inicia dia 24 o trabalho nas zonas de expansão como: Robalo, Mosqueiro e Areia Branca. No sábado, dia 29, todos os 77 pontos de vacinação vão estar funcionando das 8 às 17 horas, além de um único posto volante que será montado no bairro Capucho. A secretaria espera vacinar 62 mil cães e gatos e para isso vai disponibilizar aproximadamente 600 funcionários durante todos os seis dias de trabalho intensivo.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a raiva, como: ao sair com o animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia; nunca provocar o animal, não tocar em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando e não apartar brigas, nem mexer com fêmeas e suas crias.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ana Célia dos Santos, alerta todos os proprietários de cães e gatos da importância de imunizar seus animais. “Somos uma área endêmica, e a raiva é uma doença transmissível do animal para homem, além do mais é uma doença fatal. É importante lembrar também que os animais domiciliados não estão isentos de contrair a raiva, pois ao saírem para passear estão em contato com outros animais que podem estar contaminados”, disse ela.
Todos os proprietários devem se dirigir a um posto de vacinação e imunizar seu animal para a primeira dose da vacina lembrando que a segunda dose acontecerá no mês de novembro.
Todas as pessoas interessadas em saber dos pontos de vacinação podem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.