Obras do PAC Prevenção Seca seguem em fase de consolidação
Iniciadas em outubro deste ano, as obras do PAC Prevenção Seca, executadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), estão em fase de consolidação. São três obras que abrangem o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Itabaianinha, Alto Sertão e Sertaneja. A meta é amenizar os efeitos da estiagem na região semiárida sergipana. Cerca de 150 mil habitantes terão a oferta de água ampliada até o final de 2014,quando está prevista a conclusão de execução dos projetos. Estão sendo investidos R$ 156 milhões com recursos do Governo Federal e garantidos pelo Governo de Sergipe.
Nas três obras os moradores já podem ver frentes de trabalho concretizando a realidade tão esperada por muitos. “Antes a gente tinha dificuldade para conseguir água para cozinhar, beber, tomar banho e viver. Agora, eu tenho a esperança de que a situação vai melhorar, não teremos o que reclamar se a água chegar na torneira”, diz a moradora de Umbaúba, Maria Bela, revelando que o momento é oportuno.
A ampliação da produção de água põe fim à dificuldade histórica de acesso às fontes de abastecimento, dando maior segurança hídrica pelas próximas duas décadas para população. A região onde estão inseridos os municípios de Itabaianinha, Umbaúba e Tomar do Geru, por exemplo, apresenta como característica o reduzido universo de alternativas de fonte de suprimento de água. No período de estiagem este cenário é agravado. Tais efeitos serão amenizados com a duplicação da adutora e de estruturas complementares como a construção de uma barragem de nível e Estação de Tratamento de Água (ETA).
A duplicação do SIAA de Itabaianinha foi a primeira a ser iniciada e é a mais adiantada no momento. Com o início das obras, as equipes estão focadas na implantação a adutora de água bruta em Umbaúba, na rede de distribuição no povoado Matinha e no reservatório apoiado de 600 m² em Itabaianinha. O investimento permite a construção de um sistema de produção onde será disponibilizado água potável para atender o crescimento populacional e a demanda das três cidades que envolvem o SIAA de Itabaianinha, além de povoados.
Realidade
As obras em Itabaianinha e no Alto Sertão estão divididas em dez frentes cada uma. Já o SIAA Sertaneja, que também receberá uma adutora, conta com três frentes. Em todos, há equipes e máquinas consolidando os projetos e investimentos do PAC Prevenção Seca. Além de ampliar a segurança hídrica de municípios do semiárido, o objetivo é também garantir acesso ao abastecimento de água potável encanada para famílias sertanejas que não eram atendidas pelo serviço.
Durante a solenidade de ordem de serviço das obras, em outubro, o governador em exercício, Jackson Barreto, descreveu que os investimentos destinados ao abastecimento de água resultam diretamente nas condições de vida da população. Ele aponta que as obras são fundamentais pois trazem vida, diminuem a mortalidade infantil e contribuem para uma melhoria da qualidade de vida do povo.
Alto Sertão e Sertaneja
Entre os municípios cobertos pelo Alto Sertão estão: Frei Paulo, Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Pedra Mole, Pinhão e São Miguel do Aleixo. Além disso, Ribeirópolis e Moita Bonita. Para melhoria do abastecimento de água nessas localidades, as obras executadas pela Deso preveem uma nova adutora, com extensão total de 75 km, além de estruturas complementares como: subadutoras, estações elevatórias, centro de reservação e rede de distribuição.
Já a ampliação da Adutora Sertaneja, no trecho entre o Povoado Mata e a sede do município, vai regularizar a oferta de água e beneficiar 25 mil pessoas na região de Aquidabã. A nova tubulação que começa a ser implantada possui extensão de 21,43 km, em tubo de ferro fundido com diâmetro de 250 mm. A adução parte do Povoado Mata, em Itabi. “Mesmo diante da falta de chuvas, haverá condições de manter a regularidade do fornecimento de água. Isso é resgate de cidadania e de dignidade!”, defende o diretor-presidente da Deso, Sérgio Ferrari.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Obras do PAC Prevenção Seca seguem em fase de consolidação – Fotos: Ascom/Deso