[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As produções realizadas pela TV Aperipê de Sergipe foram apontadas como exemplo de qualidade em programação de televisão durante a reunião do Comitê de Rede das TVs públicas de todo o país, aberta na segunda feira, 11, na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC/TV Brasil), em Brasília.

A referência foi em relação a um dos dois programas produzidos em Sergipe e que serão exibidos em rede nacional e internacional pela TV Brasil na programação especial de fim de ano. Os programas selecionados foram um Especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe e outro sobre teatro de rua, com a cantora/compositora, Joésia Ramos, merecedor dos registros por parte da direção da TV Brasil.

Na terça-feira, 12, na sessão dedicada à apresentação de projetos das TVs públicas dos vários estados, o presidente da Fundação Aperipê, Luciano Correia, exibiu dois teasers de programas sergipanos, o “Plural”, sobre literatura, produção da TV Aperipê, e a microssérie “Grávidos”, produção independente, com 13 capítulos inéditos. Repetindo a acolhida do dia anterior, os programas foram saudados com entusiasmo pela direção da TV Brasil e agora entram no processo de negociação para transmissão em rede.

Jornalismo

Outro item discutido e aprovado na reunião do Comitê de Rede da TV Pública foi o novo contrato do jornalismo, que envolve a produção local, pelas associadas, de matérias, documentários e outros programas para veiculação em rede. “Foi com os recursos oriundos desse contrato que conseguimos, no biênio 2011/2012, construir o projeto de digitalização da TV Aperipê”, garante Luciano, para quem a continuidade dessa parceria é fundamental para a viabilidade econômica das TVs públicas. “Verifiquei neste encontro que as dificuldades que vimos enfrentando em Sergipe são as mesmas de praticamente todos os estados, daí a necessidade de apostarmos em outros fontes de financiamento”, defende.

Periferia

Ainda no encontro das TVs públicas em Brasília, o presidente da Fundação Aperipê reforçou junto ao Diretor-Geral da EBC, Eduardo Castro, o pedido para a renovação do projeto “Estação Periferia”, primeiro programa da televisão sergipana exibido nos 27 estados brasileiros e mais 67 países da TV Brasil Internacional.

A solicitação já havia sido encaminhada formalmente há algumas semanas, mas o presidente aproveitou o evento para solicitar, pessoalmente, a renovação do contrato. “Este projeto nos tirou do lugar comum e nos colocou num patamar privilegiado entre as principais emissoras educativas do país”, finalizou o presidente da Fundação Aperipê.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.