Cultura da Amazônia é destaque na Cerimônia dos Jogos Escolares da Juventude 2013
Depois da realização da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude em Belém/2013, etapa de 15 a 17 anos, que aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 7, no Ginásio do Campus III da Universidade Estadual do Pará (Uepa), a capital paraense se tornou oficialmente a sede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorre entre os dias 7 e 16 de novembro. A delegação sergipana esteve presente à solenidade, levando muito otimismo e alegria. Sergipe foi representado no desfile por 11 atletas, guiados pela porta-bandeira, a aluna atleta Eduarda Lisboa, do Instituto Dom Fernando Gomes, que disputará a modalidade vôlei de praia.
Com a temática música e esporte em sintonia, a cerimônia foi uma mistura de cores, luzes e sons que contagiou o público, através dos cantos e contos da Amazônia, com danças apresentadas por 300 estudantes da rede estadual de ensino da região. A festa abordou a fauna e flora amazonenses, a relação do homem com a natureza, a sabedoria indígena, o trabalho dos canoeiros e a fé na Virgem de Nazaré.
Depois das apresentações culturais, a festa teve prosseguimento com o desfile dos atletas, a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Pará pelo grupo de bandas das escolas estaduais do Estado e o Juramento da atleta paraense Mayara Silva.
Na oportunidade, o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Huber, realizou o primeiro pronunciamento da noite. “Agradeço a todos a honra de estarmos aqui no Pará, disputando os maiores Jogos do país”, declarou Hubner. Já o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, deu boas-vindas a todos os visitantes. E finalmente, o governador de Belém, Simão Jatene, realizou a abertura oficial do evento.
Pira
O acendimento da pira foi realizado após um revezamento, que contou com a participação dos embaixadores da competição, os atletas olímpicos Vanderlei Cordeiro (atletismo), Miriam D´Agostini (tênis), Lígia Silva (tênis de mesa), Luciano Pagliarini (ciclismo), Daiane dos Santos (ginástica artística), Pedro Cunha (vôlei de praia) e Sarah Menezes (judô). O momento mais aguardado, o embaixador Agberto Guimarães, o diretor de Esportes do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, acendeu a pira, emocionando o público presente ao ginásio.
Emoção
Para os atletas da delegação sergipana que participaram do desfile, o momento foi especial. Como foi o caso da atleta Alexandra Monteiro, do Colégio Estadual Rogaciano Magno Leão Brasil, que irá competir no atletismo. “É um momento especial para nós atletas. É hora de deixarmos de lado um pouco os treinamentos, a ansiedade pelo começo da competição e curtir a festa com nossos colegas”, relatou a atleta.
Já para os atletas do ciclismo Breno Morais, do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, e Victor Fernandes, do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, o momento também é de entrar em contatos com os ídolos dos esportes nacionais que participam da festa. “Essa energia é contagiante. Poder tirar uma foto e conversar com nossos ídolos nos incentiva ainda mais na hora da competição”, disse Victor Fernandes.
Os atletas do xadrez Aldair Santos, do Colégio Estadual Dom Luciano, e Helena Bongini, do Colégio Arquidiocesano, também ressaltaram a alegria de participar de uma cerimônia de abertura. “Sinto-me como se estivesse em uma olimpíada. Adorei tudo: o desfile, as danças da região, a integração com os atletas de outros estados e, é claro, com nossos atletas embaixadores”, destacou Helena.
Jogos Escolares da Juventude
A realização dos Jogos Escolares da Juventude é fruto de uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério dos Esportes. São quatro mil jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos de 1251 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país competindo em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), um recorde na história da competição, que desde 2005 é organizada pelo COB.
O Governo de Sergipe está dando todo suporte à delegação sergipana que foi pra Belém com mais de 100 componentes. Os atletas sergipanos se classificaram para a competição através da segunda fase dos XXX Jogos da Primavera, que foram realizados entre os dias 17 a 30 de setembro.
- Cultura da Amazônia é destaque na Cerimônia dos Jogos Escolares da Juventude 2013 – Fotos: Ascom/Seed