[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) tiveram a oportunidade de, mais uma vez, adquirir produtos sem agrotóxicos. Na manhã desta sexta-feira, 1º, ocorreu a 10ª edição da Feira da Agricultura Familiar no Complexo Administrativo da Seed. A feira é em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Desenvolvimento e Assistência Social (Seids). A comunidade do bairro em que o órgão está situado também pôde fazer suas compras. 

Os feirantes expõem seus produtos em 15 barracas onde os servidores puderam comprar frutas, verduras, legumes, raízes, doces e diversos produtos de qualidade e sem agrotóxico. Um dos grandes objetivos da feira é melhorar os hábitos alimentares dos servidores, através do consumo de produtos orgânicos e mais saudáveis.
 
“Os alimentos são vendidos pelos próprios agricultores, que plantam e produzem em suas terras. Banana, cenoura, alface, mel, macaxeira, entre outros, são alguns exemplos do que pode ser encontrado na feirinha”, explicou o coordenador do Programa Qualivida, Silvio Oliveira.
 
A comerciante Maria Josefina Santos, 56 anos, participa da feira vendendo macaxeira, ovos, alface e tapioca. “Planto no quintal lá de casa, no assentamento em que moramos, no município de Japaratuba. Saio de casa às 5h da manhã para poder trazer os produtos mais fresquinhos para os nossos clientes. Nós já temos clientes cativos que vêm sempre comprar comigo. É uma satisfação”, disse.
 
Conscientização
 
Muitos servidores participam da feira por terem a consciência da importância de consumir alimentos sem agrotóxicos. A servidora Jairlene de Araújo Dias Oliveira está presente em todas as edições e falou sobre a necessidade de consumir produtos naturais. “Aqui a gente adquire produtos sem agrotóxicos, frutos fresquinhos e também com um preço muito mais acessível do que nas feiras livres. Como são produzidos por famílias através da pequena agricultura de subsistência, acreditamos que são gêneros alimentícios sem nenhum produto químico, totalmente natural”, disse.
 
A mesma opinião foi compartilhada pela servidora Luzinete Maurício, que afirmou que a feira incentiva a alimentação saudável. “Gosto muito porque são produtos saudáveis que saem da agricultura e vão direto para o consumidor. Hoje estou comprando banana e mamão. Estou adorando”, afirmou.
 
Já Genivaldo Ferreira de Araújo destacou que a Feira da Agricultura familiar se diferencia de todas as outras. “Aqui na feira nós temos produtos totalmente diferentes dos mercados e das feiras livres, pois temos alimentos sadios. Acho que todos deveriam participar porque essa feira trouxe um grande benefício para todos os funcionários”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.