[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou a Aula Magna o curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Gestão em Empreendimentos Locais do curso de Economia. O mestrado conta com o apoio do Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Turismo e da Empresa Sergipana de Turismo, tendo como objetivo capacitar servidores da Setur, Emsetur e das prefeituras municipais na área de desenvolvimento regional, voltado para o turismo no estado de Sergipe.
 
A aula magna foi ministrada pela Dra. Lízia de Figueiredo, professora Associada do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e PhD em Economia pela University of Nottingham  e contou coma presença do secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, a representante do reitor da UFS, a pró-reitora de extensão a Profª Drª Maria da Conceição Almeida Vasconcelos, a  Profª Drª  Fernanda Esperidião representando o departamento de economia e pós-graduação da UFS e os alunos do mestrado.
 
Elber Batalha, durante a abertura da Aula Magna, agradeceu a UFS e ao departamento de economia por ter apostado e abraçado a ideia da Setur em inserir os servidores neste projeto. Segundo o secretário, o projeto faz parte do Programa de Capacitação Profissional do Governo de Sergipe, em parceria com o Ministério do Turismo, trade turístico e Sebrae e UFS. “Essa ideia, que surgiu do nosso secretário-adjunto José Roberto Lima, tem a proposta de realizar ações voltadas para o aspecto social e cultural aliado ao turismo. Este mestrado  será com certeza uma ação positiva para a universidade e para o Governo do Estado, onde os profissionais do turismo poderão desempenhar melhor sua função. Com isso queremos tornar o turismo de Sergipe mais profissional mudando paradigmas neste setor”.
 
O secretário de Turismo ainda destacou a importância da parceria entre o governo e a universidade. “Este convênio só foi possível através do desprendimento da UFS que abriu os braços para receber estes alunos que com certeza vão fazer deste espaço um local de transformação, qualificação e de capacitação do serviço público do estado”, espera.
 
A representante do reitor da UFS, a pró-reitora de extensão a Profª Drª Maria da Conceição Almeida Vasconcelos, lembrou a satisfação que o corpo docente da universidade ficou por conta da iniciativa da Setur. “Vale ressaltar que não é todo gestor público que pensa na capacitação daqueles que fazem parte da cadeia da política pública e, por conta disso, só temos de dar os parabéns pela iniciativa que vai atender o turismo do estado. Sergipe tem um potencial fantástico no turismo e crescendo muito nos últimos anos nessa área. Nada mais justo que este crescimento seja fundamentado no processo de qualificação de qualidade”, afirma a professora.
 
Para o servidor da Emsetur e mestrando do curso, Emerson Olivier, a oportunidade irá proporcionar uma melhor qualificação e capacitação que vai beneficiar o trabalho que já desenvolve na empresa. “O turismo é hoje um setor capaz de gerar empregos, contribuir para a valorização do patrimônio das localidades e possibilitar o desenvolvimento das pessoas e de suas comunidades, além de preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade econômica. Fazendo este mestrado sei que teremos a oportunidade de expandir os nossos conhecimentos já que temos como  focos principais, a qualificação de alto nível de recursos humanos e a produção de conhecimento na área de economia e de turismo. Isso, com certeza, vai ajudar bastante na melhoria dos serviços no setor no estado, incentivar a pesquisa e o aprofundamento de estudos relacionados ao campo do turismo”, acredita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.