Jackson Barreto participa de reunião entre ANP e empresários sergipanos
O governador em exercício Jackson Barreto acompanhou o anúncio da diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, de 30 blocos terrestres localizados em Sergipe que serão oferecidos na 12ª Rodada de Licitações. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), em Aracaju, e contou com a presença de empresários sergipanos.
Segundo Magda, os blocos que irão compor a licitação estão nos municípios de Brejo Grande, Divina Pastora, Ilha das Flores, Japaratuba, Japoatã, Laranjeiras, Maruim, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão, totalizando 938,22 Km2.
A 12ª Rodada, marcada para os dias 28 e 29 de novembro deste ano, ofertará um total de 240 blocos exploratórios terrestres com potencial para gás natural em sete bacias sedimentares, nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Paraná, São Paulo, totalizando 168.348,42 Km2. A rodada foi autorizada pela Resolução nº 6 do Conselho Nacional de Política Energética, de 23/6/2013.
Para o governador Jackson Barreto, a diretora da ANP em Sergipe é sinal da importância que ela está dando ao Estado. “Sua presença significa o fortalecimento do nosso projeto de desenvolvimento. Discutir petróleo em terra e em mar significa o futuro e a garantia do nosso estado e das novas gerações. Ela veio mostrar o que nosso Estado está sendo capaz de produzir agora e no futuro e mostrar as perspectivas do petróleo no fortalecimento da economia de Sergipe e no projeto de garantir a sustentabilidade de Sergipe”.
Magda Chambriard informou que Sergipe produz hoje em torno de 30 mil barris/dia de petróleo em terra e 10 mil barris/dia no mar. “Isso significa que Sergipe pode produzir mais gás, o que resultará na necessidade de aquisição de bens e serviços, um revigoramento da atividade de exploração e exportação que é importante para Sergipe. Estamos trazendo é mais investimento para o Estado”.
Ela divulgou ainda as descobertas em mar sergipano. “No mar há oito descobertas, que são importantes. Todas elas estão no âmbito de oito planos de avaliação de descoberta que estão submetidos a ANP, quatro deles já se encontram aprovados pela diretoria colegial da ANP, três já passaram por área técnica e vão ser submetidos a diretoria e um deles ainda está em análise pela área técnica pela ANP. Todos os planos tem o objetivo de produzir petróleo leve em águas profundas em Sergipe. Ainda não estamos no momento de divulgar volumes, porque esses planos de avaliação de descobertas ainda têm prazo de conclusão entre 2016 e 2018, mas certamente estão trazendo uma boa perspectiva para o mar de Sergipe”, frisou Magda .
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson Barreto participa de reunião entre ANP e empresários sergipanos –