[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na primeira quinzena do mês dedicado à prevenção do câncer de mama, 360 mulheres fizeram mamografia no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). O número é superior à média do mês (420), considerando que o resultado de outubro é apenas parcial. Para a coordenadora do Centro, Alyne Almeida, o Outubro Rosa contribui para que as mulheres se conscientizem cada vez mais que precisam se cuidar.

A costureira Maria de Lourdes Santos buscou o Caism na manhã desta terça-feira, 22, para realizar um exame ginecológico. Ela mora no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, e foi encaminhada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. “A campanha é maravilhosa!”, disse.

A dona de casa Claudineide dos Santos não precisa de estímulo para cuidar da saúde. Regularmente vai ao posto de saúde da Atalaia, bairro onde mora, e de lá é encaminhada ao Caism para fazer mamografia e outros exames ginecológicos. “Eu me cuido, mas, infelizmente, tem muita mulher que não. Então, acho que campanhas como essa são muito importantes porque estimulam a mulher a se prevenir de doenças tipicamente femininas”, falou.

De janeiro a agosto de 2013, o Caism prestou 17.847 atendimentos e diagnosticou 48 casos de câncer de mama, sendo dois em homens. Na unidade, são realizadas consultas e exames nas áreas de ginecologia clínica, obstetrícia e mastologia. Além dessas especialidades, oferta, também, cardiologia, orientação nutricional e psicológica, e o pré-natal. O Caism é a unidade referência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe que previne e trata de uma série de doenças que atingem as mulheres, entre elas, o câncer de mama e do colo de útero.

Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde incluiu na campanha Outubro Rosa a atenção ao câncer do colo de útero e a prevenção ao HPV, esse último, numa parceria com a gerência estadual DST/Aids. No Outubro Rosa, foram realizados no Caism 420 procedimentos em ultrassonografia. Desse total, 156 foram transvaginais, que ajuda no diagnóstico do câncer do colo de útero.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.