Governo e Caism celebram ações voltadas para o Outubro Rosa
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou na manhã desta terça-feira, 22, no Centro de Apoio Integral à Saúde da Mulher (Caism), a solenidade que marca as comemorações da campanha Outubro Rosa. O encontrou contou com as presenças da chefe de gabinete da SES, Ana Márcia Menezes de Oliveira, que representou a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, da secretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Teles, a coordenadora do Caism, Alyne Almeida, a coordenadora do programa Saúde da Mulher da SES, Kátia Valença, o diretor de Gestão de Sistemas da SES, Hélio Farias, entre outros diretores.
O evento foi prestigiado também por representantes de movimentos voltados às mulheres, servidoras e usuárias do Caism que, desde o último dia 15, assistem a palestras direcionadas à importância da prevenção e do tratamento dos cânceres de mama e de cólo de útero, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), história do Outubro Rosa, e outros.
Para a presidenta do projeto Amigo da Mulher, Sônia Santiago, é preciso cuidar da saúde da mulher e denunciar casos de violência. “Criamos nosso grupo para ajudar as mulheres. A violência e as doenças não têm idade, classe social, nem endereço. No Brasil, 20 mulheres são assassinadas por dia, enquanto 44 são violentadas sexualmente ou fisicamente. Quero parabenizar todos os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e do Caism que acolhem muito bem todas as mulheres que precisam dos serviços”, afirma.
Ainda no evento, a secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, comentou que “o enfrentamento da violência e da saúde das mulheres é uma luta diária de toda a sociedade. A SES é uma grande parceira durante todas as datas comemorativas como o Dia Internacional da Mulher, Outubro Rosa e outras. O Caism é um importante equipamento para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. É um espaço muito importante que contribui para salvar a vida de muitas sergipanas”.
Para a coordenadora do Caism, Alyne Almeida, todo o trabalho realizado pela equipe da unidade não só no Outubro Rosa, mas durante todo o ano, é feito com muita dedicação, carinho e atenção especial a cada paciente. “Trabalhamos com amor e atendemos a todas com muito respeito. Mesmo com toda tecnologia dos nossos serviços, é obrigação nossa tratar a usuária com muito carinho porque a humanização também contribui no tratamento. O câncer pode ser diagnosticado precocemente e, assim, a chance de cura é alta. Cuidar da saúde é cuidar da vida”, declara.
A chefe de gabinete da SES, Ana Márcia Menezes de Oliveira, saudou todos os presentes e destacou a importância da autonomia da mulher. “O Caism é a casa que cuida todos os dias da saúde da mulher. Mas a responsabilidade é nossa. A autonomia que conquistamos tem que ser exercitada todos os dias. Cuidamos da casa, dos filhos e temos que cuidar de nós mesmas. Quem chega ao Caism encontra assistência, atenção, carinho e cuidado. O Outubro Rosa deve ser realizado todos os dias”, afirma.
Ao final da solenidade, o diretor de Gestão de Sistemas da SES, Hélio Farias, falou sobre a importância do homem também prevenir do câncer de mama e declamou uma poesia em homenagem a todas as mulheres.
“É preciso que todos tenham tempo para se cuidar e olhar bem para a saúde. Se os homens não tratarem às mulheres com amor, que a tratem com suavidade. A suavidade representa a cor rosa. É preciso manter ativas as armas do acolhimento e do amor. E isso, o Caism oferece a todos que precisam dos seus serviços”, afirma.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento que surgiu em 1990, quando a fundação Susan G. Komen For The Cure distribuiu laços cor de rosa aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada nos Estados Unidos. A partir de 1997, outras entidades passaram a fomentar atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, escolhendo o mês de outubro para concentrar as ações.
O Outubro Rosa passou então a ser lembrado em todo o mundo através de diversas mobilizações em que são utilizados os laços e a própria cor rosa para enfeitar monumentos públicos, corridas, desfile de modas com a participação de pessoas que venceram a doença, entre outras. A prática de iluminar prédios e monumentos com luz rosa é bem conhecida e contribuiu para que o movimento ganhasse grandes proporções, criando uma identidade visual em todo o mundo.
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde, disponibiliza o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), uma importante unidade especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) Que oferta exames de alta complexidade para prevenção e diagnóstico do câncer de mama e útero.
Até o mês de setembro de 2013 foram realizadas quase 3.500 mamografias, 1.000 consultas em mastologia e 400 Punções com Agulhas Finas (PAAF), procedimento diagnóstico para retirada e avaliação de nódulos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e Caism celebram ações voltadas para o Outubro Rosa – Fotos: Ascom/SES