[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois de um período aproximado de três meses de aulas práticas e teóricas, 160 mulheres da comunidade do bairro Santa Maria receberam no final da tarde de sexta-feira, dia 7, certificados de conclusão dos cursos de corte e costura, bijuteria, cabeleireiro básico e avançado, fuxico (artesanato) e crochê. Foi mais uma ação da Prefeitura de Aracaju, desenvolvida pela Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, em parceria com a ONG Missão Criança e Secretaria Municipal de Educação.
Os cursos foram ministrados na Unidade de Qualificação Profissional do Bairro Santa Maria, sediada na Rua B-16, nº 104, implantada ano passado pela Fundat para atender a demanda daquela comunidade. “Entendemos que o mercado de trabalho é exigente e, para tanto, a nossa intenção é qualificar essas mulheres para que possam ter uma renda e, conseqüentemente, contribuírem no orçamento familiar”, afirmou o presidente da fundação, Edson Freire Caetano.
Parte das concludentes integra o programa Bolsa-Escola Cidade Criança da Secretaria de Educação. Naquela oportunidade, Edson Caetano e a coordenadora da Missão Criança, Eliane Aquino, promoveram o encerramento dos cursos com a entrega dos certificados.

Satisfação
Nivanilde Evangelista dos Santos, 35 anos, mãe de três filhos, teve a oportunidade de concluir o curso de manicure, através da fundação. Desta vez, recebeu o certificado do treinamento para cabeleireiro. “Já estou ganhando dinheiro como manicure e agora vou ganhar mais uns trocados como cabeleireira”.
A maioria da comunidade do bairro Santa Maria é formada por trabalhadores desempregados. A qualificação profissional oferecida pela Prefeitura está oportunizando a geração de emprego e renda, proposta da administração do prefeito Marcelo Déda.
“Estou pretendendo adquirir uma máquina de costura o mais rápido possível”. A expressão é da dona de casa Josefa Maria Araújo Nunes, 43 anos, que concluiu o curso avançado de corte e costura.
Maria Cícera Dias Oliveira, 38 anos, mãe de três filhos, participou do treinamento para confeccionar fuxico. “Já faço vários objetos e estou vendendo. Preciso ter uma fonte de renda porque são três filhos que preciso alimentar”.
“A prefeitura está de parabéns. Muitas mães do Santa Maria estavam com o tempo ocioso. Agora, a gente tem um local para onde ir e aprender”, esclareceu Nivalda Barreto dos Santos, atualmente desempregada. Mãe de dois filhos, concluiu o curso para cabeleireiro e espera angariar recursos através do seu trabalho, para dar uma vida mais digna para seus filhos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.