[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Encontro Técnico da Diretoria Legal do Inmetro, que será realizado entre os dias 21 e 23 próximos, em Fortaleza, no Ceará, vai contar com a participação do Estado de Sergipe. Seguido pela reunião da Câmara Setorial de Metrologia Legal, que acontece no dia 24, os eventos terão como representantes sergipanos o presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), José do Patrocínio Hora, e técnicos da área de Metrologia e Pré-Medidos. O ITPS é o órgão delegado do Inmetro no Estado e está vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Tendo como anfitrião o Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza, o encontro acontece duas vezes ao ano e no primeiro semestre foi realizado na cidade de São Paulo. “No Encontro serão discutidos aspectos técnicos relevantes para melhoria das ações de fiscalização realizadas pela Rede de Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ). Também durante o Encontro serão apresentados os encaminhamentos dados, relativos às questões discutidas no encontro anterior. Já a Câmara Setorial de Metrologia Legal é um fórum especializado onde as questões mais relevantes apresentadas e discutidas no Encontro Técnico são aprofundadas e encaminhadas com sugestões para possíveis soluções.

A Câmara é composta pelo Coordenador da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade/Inmetro, que a preside, pelo Diretor de Metrologia Legal/Inmetro e por três dirigentes dos Órgãos Delegados do Inmetro, eleitos em uma das Reuniões Plenárias da RBMLQ. De acordo com o presidente do ITPS, além dele, atualmente são membros da câmara os dirigentes dos órgãos delegados, Wilibaldo de Sousa, de Goiás e Márcio André Brito, do Amazonas.

Conforme observa José do Patrocínio, enquanto representante do Inmetro no Estado, o ITPS atua em duas áreas: na metrologia legal, fazendo a verificação de instrumentos de medição e com produtos pré-medidos. “Nessa área trabalhamos na avaliação de conformidade de materiais elétricos, pneus, extintores e utensílios domésticos, entre outros”, afirmou ao destacar que o evento em Fortaleza será de suma importância por reunir técnicos de todos os órgãos delegados do Inmetro no país.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.