Emdagro e produtores revitalizam feira da agricultura orgânica em Itabaiana
O dia Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e comemorado no último dia 16 de outubro, proporcionou momentos de reflexão sobre a fome no mundo e a produção de alimentos de qualidade. No município de Itabaiana, distante 52 km de Aracaju, agricultores da Organização de Controle Social do Agreste Central (OCS), entidade assistida pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), revitalizaram, na sexta-feira (18), a feira de produtos orgânicos da agricultura familiar.
Além da feira, foi promovida uma degustação de comidas típicas oriundas de produtos agroecológicos produzidos por agricultores de orgânicos, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância de se consumir um alimento mais saudável e de qualidade. “Hoje nós estamos vivendo um momento de valorização a nossa alimentação, a nossa saúde. Nós estamos orientando, demonstrando e degustando alimentos saudáveis que o objetivo do trabalho da Emdagro de orientação aos agricultores familiares e da população de um modo em geral”, disse a técnica de economia doméstica do Escritório Local da Emdagro em Itabaiana, Dilma Maria dos Santos Tavares.
Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emdagro, Agenor Antônio do Nascimento, na feira, 12 produtores comercializam em média 6 toneladas de alimentos por semana, variando o número de consumidores entre 80 a 130 pessoas que vão à feira em busca de um alimento de qualidade. “As feiras, que acontecem todas as sextas-feiras, comercializam tomate, cebola, pimentão, repolho, frutas e folhosas, como coentro, cebolinha e alface de produtores dos municípios de Malhador, Areia Branca e Itabaiana”.
Para a Presidente da OCS do Agreste Central, Edla Rosa Vieira, o papel da Emdagro foi fundamental na implantação desse projeto. “A Emdagro foi nossa madrinha e nossa mãe nesse processo agroecológico. Foi um trabalho iniciado pelos técnicos Agenor e Dilma que nos apresentaram esse trabalho com agricultura orgânica. Ela foi fundamental em tudo, porque se a Emdagro não estivesse junto com a gente não estaríamos aqui e o pessoal não teria acreditado em nosso trabalho.
Prestigiando a feira, o Prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa, destacou a importância do consumo de alimentos de qualidades para a prevenção de doenças, como o câncer. “A cada dia nos contaminamos com excesso de agrotóxicos e, em Itabaiana especialmente, constatamos um alto índice de pessoas com câncer. Não sei se há uma relação com o uso excessivo de agrotóxicos, mas o número de pessoas com a doença aumentou. E nesse trabalho, de parceria entre a Emdagro e a secretaria de agricultura, cada vez mais as possas possam consumir um produto de qualidade”, ressaltou.
“A orientação nossa é para que a secretaria de agricultura do município faça parceria com a Emdagro e a secretaria de agricultura do Estado porque é uma preocupação de todos os órgãos com a saúde e com os alimentos que são ingeridos pela população. Então eu vejo que necessário disponibilizarmos cursos e orientações aos pequenos produtores para que, cada vez mais, eles se conscientizem de que devem deixar de usar o agrotóxico de modo excessivo”, afirmou o prefeito de Itabainana, reconhecendo que a prefeitura, através da secretaria municipal de agricultura precisa implantar um programa de conscientização não só dos agricultores, mas também de toda a população sobre o consumo de alimentos de qualidade.
Na oportunidade estiveram presentes, além da equipe da Emdagro, o vereador por Itabaiana José Teles de Mendonça,o secretário municipal de agricultura, Erotildes de Jesus, e o Ex-prefeito de Itabaiana Luciano Bispo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Emdagro e produtores revitalizam feira da agricultura orgânica em Itabaiana – Fotos: Ascom / Emdagro