Migração de sistemas na Emgetis proporciona economia de milhões de reais
A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) está concluindo o processo de transferência (Downsizing) dos sistemas e das bases de dados, atualmente existentes no computador de grande porte, para o blade center – servidores blades em plataforma baixa. Do ponto de vista técnico, os sistemas serão portados para a mesma plataforma (Natural/Adabas), versão plataforma baixa. Diversos sistemas foram objeto de trabalho do grupo, totalizando cerca de 20 mil objetos, com mais de mil usuários.
A migração foi iniciada há alguns anos e vem sendo realizada exclusivamente por técnicos do quadro da Emgetis, o que proporcionou grande economia para os cofres públicos. A estratégia adotada foi a executar o projeto em paralelo as atividades diárias. O processo será concluído com a migração de alguns sistemas da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Segundo o diretor de Tecnologia, Milson Barreto, “as empresas consultadas para a execução do projeto, apresentaram orçamento da ordem de alguns milhões de reais. Além de bem sucedido tecnicamente, o projeto representou uma enorme economia para o erário público, fato extremamente relevante na atual conjuntura de dificuldades financeiras enfrentadas pelo Governo do Estado. Ressaltou ainda que a parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), no licenciamento dos softwares envolvidos foi fundamental para o êxito do projeto”.
A coordenadora de Software Básico e Banco de Dados da Emgetis, Edjane Santana, destaca algumas vantagens da migração. “É possível agregar mais recursos tecnológicos para modernizar os sistemas, ter acesso a softwares mais atualizados, além de possibilitar o desenvolvimento de aplicações na web”.
Com a desativação do mainframe, vários contratos de manutenção serão encerrados o que representará também uma economia direta no orçamento da Emgetis.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Migração de sistemas na Emgetis proporciona economia de milhões de reais – Foto: Ascom/Emgetis