[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Fé e devoção marcaram a missa que aconteceu na praça principal da cidade de Divina Pastora, que fica a 39 quilômetros de Aracaju. O local, que tem o santuário Nossa Senhora Divina Pastora, recebe milhares de pessoas no terceiro final de semana do mês de outubro, período em que se celebra o dia da santa, que é padroeira da cidade.

O governador em exercício, Jackson Barreto foi acompanhar de perto a missa da manhã deste domingo, que foi celebrada pelo bispo auxiliar Dom Henrique. Ele ficou impressionado com a quantidade de fiéis na cidade. “Fico impressionado com a força da nossa igreja e com a força em que a cada ano Nossa Senhora Divina Pastora movimenta nosso estado, isso podemos chamar de vitória da fé, da religiosidade e, acima de tudo, do fortalecimento do turismo religioso. Eu rogo a Deus que essa peregrinação ao santuário todos os anos seja mais fervorosa”.

O Governo do Estado contribuiu com o sucesso da festa. “Nosso governo teve uma participação na infraestrutura do evento e tivemos a honra de inaugurar recentemente a rodovia que liga a cidade de Divina Pastora a Siriri, que facilitou muito esse fluxo de pessoas e de transporte para esta peregrinação”, disse Jackson.

A peregrinação já é um evento consolidado no calendário cultural e religioso de Sergipe. Com um percurso de 9 km, a caminhada religiosa sai do município vizinho de Riachuelo, chegando à sede municipal de Divina Pastora.

O prefeito da cidade, Silvio Cardoso chamou a atenção para a quantidade de pessoas. “Temos quase cinco mil habitantes e nesse período, segundo estimativa da Polícia Militar, recebemos 100 mil peregrinos. Agradecemos ao Governo do Estado que ajudou na logística da peregrinação, é muita gente para a cidade e o apoio do Governo foi fundamental para que tudo transcorresse normalmente”.
 
Durante a missa, o bispo auxiliar Dom Henrique destacou a importância da data e falou da manifestação da fé do povo. “O povo reza diante da imagem, escuta a palavra de Deus e comunga o corpo de cristo na missa, isso é importante para o povo de Sergipe, pois é a fé cristã o lastro que une todos os sergipanos, independente da religião, pois todos são cristãos”.

Maria Terezinha Rocha, de 48 anos, desde os 13 faz peregrinação de Aracaju até a cidade de Divina Pastora. Saí no sábado à noite de casa e cheguei no destino ainda quando era madrugada. “Não vejo a caminhada como sacrifício, pois tive um pedido realizado, então, dessa forma, eu pago a promessa que fiz à santa. Venho todos os anos agradecer”, contou.

Peregrinação

Desde 1958 peregrinos de todo Sergipe e outras partes do país chegam a Divina Pastora movidos pela fé. Atos de devoção e fé são vistos durante todo o percurso. Os peregrinos caminham em direção ao santuário, o percurso funciona como prova de encenar e refletir o mesmo percurso que Jesus Cristo fez ao monte Calvário, durante sua crucificação.

Igreja Nossa Senhora Divina Pastora

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943 e Símbolo da religiosidade do povo da cidade, a Igreja Nossa Senhora Divina Pastora data do século XVIII e tem em seu frontispício o traço do estilo jesuítico do Nordeste. No seu interior a predominância é Barroco, em sua segunda fase.

O templo detém em seu forro a maior pintura painelística de Sergipe, atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. A originalidade da igreja está no corredor aberto com cinco arcadas ao longo da nave, disposição atribuída ao fato de o templo ter servido de Basílica Votiva de Peregrinação.

Presenças

Acompanharam a missa junto ao governador Jackson Barreto o prefeito de Santa Rosa de Lima, Waldir; o vice-prefeito de Divina Pastora, Carlos Augusto; os deputados federais Valadares Filho e Márcio Macêdo; o ex.prefeito de Capela, Sukita; a deputada estadual, Conceição Vieira e os vereadores aracajuanos, Max Prejuízo e Robson Viana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.