Jovens de São Cristóvão são certificados pelo Centro Vocacional Tecnólogico
Cerca de 50 alunos receberam seus certificados em cursos de capacitação profissional promovidos pelo Centro Vocacional Tecnólogico (CVT), durante solenidade nesta sexta, 18, no Instituto Deus é Tudo, em São Cristóvão. Com idade entre 15 e 29 anos, os estudantes participaram dos cursos de Monitor de Turismo Local, Rotinas Administrativas e Informática. O projeto coordenado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e desenvolvido em parceria com a Petrobras e a Prefeitura Municipal da localidade, conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Para a universitária Géssica do Carmo, 22, participar do curso de Monitor de Turismo foi ainda mais gratificante por ter conhecido mais sobre a cidade onde mora. “Resolvi me inscrever no curso por achar que tinha afinidade com a minha área de formação acadêmica, mas me surpreendi em conhecer lugares de São Cristóvão que para mim ainda eram inéditos”, disse a estudante de História, da Universidade Tiradentes, que já estuda duas propostas de emprego para ingressar no mercado de trabalho.
O estudante do ensino médio, Lucas Pereira, 17, recebeu seu certificado das mãos do secretário Saumíneo Nascimento (Sedetec) e disse que participar de um curso de Informática era um de seus projetos de vida. “Agora pude realizar minha vontade e me qualificar para enfrentar o mercado profissional”, afirmou o aluno do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, ao observar que embora nunca tenha trabalhado, também tem em seu currículo um curso de eletricista industrial.
De acordo com a instrutora Eliene Marcelo, tem sido gratificante acompanhar os alunos e depois ver que muitos terão grandes chances no mercado de trabalho. “Depois dos cursos concluídos encaminhamos os alunos para cadastramento no Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) e cinco deles foram encaminhados para entrevistas de emprego”, disse a pedagoga que ministrou os cursos de Monitor de Turismo Local e de Rotinas Administrativas.
Conforme avaliou a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, a realização desse projeto representou uma parceria de grande importância para o município. “Esse curso vai representar a porta de entrada para grandes conquistas em suas vidas. Cabe a cada um dar o melhor de si e nunca parar de estudar, aproveitando as oportunidades que o governo do Estado tem proporcionado, a fim de conquistarem um futuro melhor”, disse ao falar para os participantes do projeto.
O presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, destacou que na nova sede do SergipeTec, que está sendo erguida ao lado da Universidade Federal de Sergipe, um bloco será somente para abrigar o CVT. “Esse é um projeto contínuo, perene e precisamos ir mais além na missão de trazer para Sergipe novos empreendimentos vocacionados, onde vamos precisar de pessoas capacitadas para atuarem nessas empresas”, destacou se referindo aos jovens recém-capacitados.
Para o secretário Saumíneo Nascimento, foi muito gratificante participar da solenidade e poder falar para jovens estudantes sobre o esforço que o Governo do Estado tem feito a fim de garantir novas oportunidades de emprego em Sergipe. “Estamos empenhados em trazer novos empreendimentos para o Estado, inclusive com perspectivas para o município de São Cristóvão, a fim de gerar novas chances de emprego e complementando com essas capacitações, que estão preparando nossos jovens para o mercado profissional e construindo o futuro de uma sociedade melhor”, enfatizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Jovens de São Cristóvão são certificados pelo Centro Vocacional Tecnólogico – Fotos: Vieira Neto/Sedetec