Técnicos da Adema explicam sobre licenciamento ambiental na Feira do Empreendedor
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) participa da 5ª edição da Feira do Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento que acontece no Centro de Convenções de Sergipe prossegue até o próximo dia 20. A feira, que é direcionada para a geração de negócios, incentivando o empreendedorismo, tem como finalidade reunir expositores de serviços e produtos que viabilizem aos visitantes a inicialização de um negócio.
Durante a realização da feira, técnicos da Adema explicam como o empreendedor poderá retirar sua licença ambiental, através do portal ambiental, mediante simulação. E falam como será feito o licenciamento on-line para os empreendedores adquirirem licenças ambientais como a Simplificada, Única, Prévia, Instalação e de Operação. Esse tipo de licenciamento online será lançado ainda esse ano, possibilitando que o empreendedor faça tudo pela internet, sem precisar, sequer, comparecer na Adema.
O Portal Ambiental é um instrumento criado em setembro do ano passado pela Adema com o intuito de agilizar a emissão da Licença Ambiental (LA) em Sergipe, promovendo a transparência no acompanhamento do processo dolicenciamento.
“A grande vantagem do Portal Ambiental é que, caso a solicitação de Licença Ambiental seja deferida pelo órgão, o empreendedor poderá recebê-la em qualquer lugar e hora do mundo, basta imprimir”, disse o assessor de Tecnologia da Informática da Adema, Miguel Melo.
Ainda segundo Miguel, a página na internet possibilita o canal de comunicação direto entre o empreendedor e a Adema, onde, em frações de minutos, o usuário poderá realizar o acompanhamento de todo o trâmite no processo de solicitação do licenciamento ambiental. “Com o lançamento da licença ambiental on-line, ainda este ano, o empreendedor não precisará nem comparecer a Adema para dar entrada. Poderá fazer isso de qualquer lugar do mundo”, comemora.
Presente no stand, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, afirmou que para a concretização desse instrumento foi feito um trabalho de racionalização e automatização do processo de licenciamento ambiental pelo órgão, a fim de aumentar a eficiência dos serviços prestados ao cidadão.
“Após a reavaliação de todo o fluxo da informação interna e externa, entre a Adema e o empreendedor, muitos procedimentos foram melhorados com o intuito de agilizar o tempo de resposta, aumentando assim a produtividade e a transparência concedida ao empreendedor”, finalizou Genival, pontuando que o Portal Ambiental representa a qualidade do serviço ofertado pelo órgão com a utilização da tecnologia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos da Adema explicam sobre licenciamento ambiental na Feira do Empreendedor – Fotos: Ascom/Semarh