Fapitec contrata projetos e celebra convênios no próximo dia 17
Acontecerá na próxima quinta-feira, 17, a cerimônia para a contratação de projetos de pesquisas em políticas públicas e a celebração de dois convênios: o primeiro entre a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), e o segundo convênio entre Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) e a Fapitec. A iniciativa da Fundação, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), terá a celebração concretizada no auditório da Pronese, localizado na Rua Vila Cristina, nº 1051, Bairro São José, a partir das 9 horas.
A contratação de projetos de pesquisa em políticas públicas tem como objetivo estreitar laços com sete secretarias do Estado dentro de seis núcleos, a fim de fomentar pesquisas inovadoras que formulem, avaliem e orientem ações da administração pública estadual em linhas temáticas. No Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para o estado de Sergipe foram aprovadas 30 propostas, selecionadas através do Edital Fapitec/se/Funtec/Nº13/2012.
Participam do Programa as Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).
Para José Ricardo de Santana, diretor-presidente da Fapitec, o evento é de grande importância porque “faz parcerias dentro do estado de Sergipe entre órgãos do governo estadual a fim de promover ações transversais”.
Durante o evento também serão celebrados os convênios públicos. O convênio da Fapitec com a Deso visa atender as demandas da Companhia para a geração de resultados científicos e tecnológicos a partir de pesquisas para o setor de saneamento básico, em componentes como abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado. Já o convênio da Fundação com a Segrase visa estimular a inserção científica sergipana em todo o território nacional, por meio de ações de produção e divulgação científica, através de livros, eventos e produtos afins.
O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, também ressaltou a importância desta ação como uma demonstração da determinação do governador em exercício, Jackson Barreto, em fortalecer a interface entre o sistema de pesquisa do Estado de Sergipe e a sociedade, com foco no aperfeiçoamento da Gestão Estadual. “O pressuposto básico esperado é o de que a utilização dos resultados das pesquisas, resultem na implementação de políticas públicas socialmente relevantes, melhorando a gestão Estadual e também propiciando oportunidades de pesquisas para os cientistas estabelecidos no Estado de Sergipe”, explica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fapitec contrata projetos e celebra convênios no próximo dia 17 – José Ricardo de Santana
- diretorpresidente da Fapitec / Fotos:Vieira Neto/Sedetec