Governo realiza VIII Conferência Infanto-Juvenil pelo meio ambiente
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic), realizou na manhã desta quarta-feira, 9, no auditório da Seed, a VIII Conferência Infanto-Juvenil pelo meio ambiente. O evento, que teve como eixo-temático Terra, reuniu representantes de quatro escolas da rede pública municipal de Nossa Senhora do Socorro, e uma da rede particular de ensino de Aracaju. Na ocasião os alunos divulgaram os projetos em suas escolas.
A professora Conceição Cruz, coordenadora ambiental do Nedic, destacou a importância da realização do evento pela SEED. “É de grande importância quando se fala em política pública para o meio ambiente envolver todas as instituições de ensino, seja pública ou privada. A Seed como gestora desse processo tem o papel de fomentar no jovem a participação, engajamento para transformar a escola em um espaço sustentável garantindo uma boa qualidade de ensino e de vida para a sociedade”, disse a coordenadora.
A estudante Beatriz Contado, do Colégio Estadual Alfredo Montes, compareceu à Conferência como convidada para divulgar os projetos de sua escola. “Em minha escola desenvolvemos trabalhos de conscientização ambiental, limpeza na escola, e pesquisa relacionadas à preservação ambiental. Vou interpretar a canção Tenho que ser feliz, que resume tudo que devemos fazer pelo meio ambiente”, disse a aluna.
Estudantes das escolas públicas municipal de Nossa Senhora do Socorro e particular de Aracaju também divulgaram seus projetos. A aluna Liz Menezes, do COC São Paulo, explicou que em sua escola é desenvolvido um projeto de coleta de objetos recicláveis. “A intenção é proporcionar ao objeto uma finalidade adequada que evite a poluição e traga benefícios ao meio ambiente. O objeto é doado à cooperativas de reciclagem”, informou a aluna.
Quem também deixou sua mensagem foi o aluno Wilgner Augusto, da Escola Municipal José do Prado Franco. “Estamos construindo na nossa escola uma horta orgânica com a intenção de termos um ambiente sustentável e sadio. É uma maneira também de estimular os alunos a comer verduras, importante para a nossa saúde”, disse o jovem.
- Governo realiza VIII Conferência InfantoJuvenil pelo meio ambiente – A estudante Beatriz Contado
- do Colégio Estadual Alfredo Montes (Fotos: Juarez Silveira/Seed)