[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza na próxima quinta-feira, 10, a partir das 7h, uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar.

Cerca de 20 produtores estarão comercializando frutas, verduras, hortaliças, doces e artesanatos. Os agricultores familiares são de Aracaju, Areia Branca, Capela, Indiaroba, Japaratuba, Lagarto, Pirambu, Riachuelo e São Cristovão.

O evento será organizado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides e contará com uma programação diferenciada, disponibilizando para os consumidores e produtores a oportunidade de realizar aferição de pressão arterial e avaliação antropométerica (peso, altura, IMC e circunferência da cintura).

Na ocasião também será montado um estande para a conscientização da prevenção do câncer de mama, através de parceria com a Universidade Tirandentes. A Emdagro fará distribuição de mudas frutíferas.

Os consumidores também participaram das oficinas de higienização, boas práticas de comercialização e armazenamento de hortifrutis, promovida pelo Sebrae, além de receberem orientação sobre o correto descarte do óleo de cozinha e sobre a coleta do produto realizada pela empresa Recigraxe.

O projeto

As Feiras da Agricultura Familiar são um projeto do Governo de Sergipe que tem como objetivo principal fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais.

A iniciativa viabiliza a comercialização direta entre centro produtor e centro consumidor revertendo maior renda a este agricultor que diversifica o destino de sua produção.

Desde que o projeto foi criado, em 2010, já foram investidos R$ 1.327.666,10 beneficiando mais de 240 agricultores que ao comercializarem seus produtos diretamente com o consumidor obtêm maior lucratividade.

Parceiros

Para a realização da feira a Seides conta com a parceria da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.