Governo discute diagnóstico dos Planos de Bacias Hiodrográficas
Durante a manhã desta sexta-feira, 12, o Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT), responsável pela fiscalização e acompanhamento do contrato firmado com a Consultora Cohidro, empresa do Rio de Janeiro contratada para realizar a Elaboração de Planos de Bacias Hidrográficas dos Rios Sergipe, Japaratuba e Piauí, se reuniu no auditório da Uapas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O objetivo foi dar continuidade a operacionalização do diagnóstico dos Planos das três bacias hidrográficas.
Segundo o coordenador de projetos em Recurso Hídricos da Semarh, Pedro Lessa, essas discussões tem como objetivo melhorar o produto a ser apresentado, já que o mesmo está dividido em 12 seguimentos. São eles: Abastecimento/Saneamento; Planos, Programas e Projetos; Mobilização e Comunicação Social; Geoprocessamento, Sig e banco de dados; Meio Ambiente/Físico-Biótico/Uso e Ocupação do Solo; Estudos e Projetos/Obras Hidrálicas; Meteorologia; Irrigação e Drenagem; Qualidade da água, Água subterrânea e Água superficial/Hidrologia.
“Hoje discutimos os seguimentos da Geologia/Hidrologia – Águas Subterrâneas, assim como o Desenvolvimento Econômico. Esse trabalho é rotineiro e sistemático e toda vez que há um produto previamente concluído acontece essas reuniões previa com o GAT, que são todos os componentes que vão aprovar o produto técnico”, afirmou Pedro Lessa.
Ainda segundo o coordenador de projetos em Recurso Hídricos, a Semarh contratou esse serviço para a realização de um estudo, que conta com o apoio de uma equipe técnica responsável de acompanhar e fiscalizar esse produto. Informa, que a Semarh também participará da aprovação do produto técnico. “Já o Comitê de Bacia vai aprovar o plano final”, citou, comentando que o plano é constituído de Plano de Trabalho, Diagnóstico, Prognóstico e Ação Estratégica.
Participação
Participaram da reunião membros da Semarh, ITPS, Deso, Sedurb e Seagri.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo discute diagnóstico dos Planos de Bacias Hiodrográficas – Foto: Ascom/Semarh