Projeto sergipano conquista o Prêmio Finep de Inovação
A edição 2013 do Prêmio Finep de Inovação teve como vencedor pela região Nordeste o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). Qualificado como Organização Social pelo Governo de Sergipe e parceiro da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o IPTI conquistou o prêmio na primeira vez em que participou. A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 13 de outubro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Além dessa conquista, o IPTI também foi finalista na modalidade de Tecnologia Social, com a “Tecnologia Hb” de combate à anemia ferropriva nas escolas, que lhe garantiu o segundo lugar na seleção final. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – ainda vai julgar os vencedores das cinco regiões do Brasil e no final do ano, em Brasília, indicar o vencedor nacional do Prêmio.
“São notícias muito boas, que revelam o crescimento da ciência e tecnologia no Estado de Sergipe”, comemorou o secretário Saumíneo Nascimento, da Sedetec, ao parabenizar o IPTI pela vitória alcançada com a conquista dos dois prêmios. “Vale ressaltar que um dos objetivos da Sedetec é assegurar ações voltadas para a promoção do desenvolvimento do Estado de Sergipe no que se refere à ciência e tecnologia e inovação”, enfatizou ao destacar também a conquista de outra empresa sergipana, a Contrate Engenharia Ltda, que atua no mercado com solução de formas para estruturas em concreto armado e ficou em terceiro lugar pela região Nordeste, na categoria Inovação Sustentável.
Para Saulo Barretto, responsável pela área de Relacionamento Institucional e Novos Negócios do IPTI, ter conquistado a premiação regional é motivo de grande alegria para todos que compõem o instituto. “Esta premiação representa uma afirmação de que nossa proposta de implantar a sede do IPTI em Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe, e nos dedicarmos às tecnologias sociais, foi uma decisão acertada”, disse ao destacar que esse é um dos mais importantes prêmios de inovação do Brasil.
10 anos do IPTI
Culminando com essa conquista, o IPTI estará comemorando 10 anos de criação no próximo sábado, dia 28, com uma extensa programação que acontece a partir das 9h30, na sede do projeto em Sergipe, no Povoado do Crasto, em Santa Luzia do Itanhy. Durante a manhã serão realizadas oficinas com apresentação dos projetos: Arte com Ciência (educação), Cultura em Foco (economia criativa), Arte Naturalista (educação e economia criativa), CLOC ( educação e economia criativa)e Biblioteca Luminescência (educação e economia criativa). Também durante a programação serão apresentadas palestras para apresentação dos projetos Tecnologia de Apoio à Gestão – TAG (educação e saúde); Hb (saúde); Educação Inclusiva (educação) e Sentidos do Itanhy (economia criativa).
- Projeto sergipano conquista o Prêmio Finep de Inovação –