[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Modernidade. Essa é, para a estudante Ana de Souza, a palavra que define a sua avaliação a respeito de atendimento no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da Rua do Turista. Para retirar a sua carteira de identidade, ela telefonou, agendou, compareceu no dia marcado e, em menos de 30 minutos, já estava liberada. Esta é a realidade dos 860 mil cidadãos que foram atendidos em dois anos de funcionamento desta unidade Ceac.

“Esta é a primeira vez que recorro à unidade da Rua do Turista e fiquei surpresa com a estrutura e com a organização que encontrei. É um Ceac moderno, com atendimento cordial e, com o agendamento, percebi que não há mais aquela fila de espera para ser atendida”, comemora a cidadã.

Assim como Ana de Souza, mais de 55 mil procuram o centro de atendimento durante o mês de agosto em busca de seus 55 serviços oferecidos por 10 órgãos parceiros. Para José Macedo Sobral, secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), pasta à qual os Ceacs fazem parte, trata-se de um mês recorde de atendimentos desde a implantação desta unidade, cuja previsão inicial era de 20 mil atendimentos ao mês.

“Foi um sucesso no novo modelo de atendimento da rede Ceac, ele foi todo preparado para que ofereça um ambiente adequado para que o cidadão espere o mínimo possível. Inclusive o Ceac da Rua do Turista foi apresentado e premiado na IV Convenção Brasileira de Lean, evento organizado pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ) e tem como objetivo estimular a adoção de práticas do pensamento enxuto e conceder reconhecimento público para todas as empresas e equipes que apresentam trabalhos”, ressalta o secretário.

Números

De acordo com a superintendente de Modernização da Gestão, Deborah Arôxa, no ano de 2012 esta unidade Ceac registrou mais de 358 mil atendimentos. “Já em 2013, somente de janeiro a agosto, já ultrapassamos o total do ano passado e atingimos a marca dos 366 mil atendimentos”, comemora a superintendente.

No Ceac da Rua do Turista, o guichê mais procurado é o do Banese, que registra entre 15 e 19 mil atendimentos ao mês e tem como serviço mais procurado a autenticação. A seguir, vem o Setransp como o segundo mais procurado, registrando entre 5 e 9 mil atendimentos. Depois, vem o Detran, entre 3 e 7 mil. A Deso, entre 2 e 3 mil. E a Secretaria de Segurança Pública (SSP) com entre 1,5 mil e 3 mil ao mês.

Segundo a diretora geral dos Ceacs, Mônica Mangueira, esse resultado se deve principalmente à atenção do Governo do Estado em oferecer um ambiente confortável e moderno para os cidadãos que buscam os serviços, como também oferece capacitação e ações de qualidade de vida aos servidores. “Eles participam de ginástica laboral duas vezes por semana e de um programa de capacitação sobre atendimento, relacionamento interpessoal e integração com a equipe. O corpo gestor também passa por um processo de capacitação mensal, com reuniões, discussões de melhores práticas e aplicação delas”, aponta a diretora.

Na análise de Moisés Santana, diretor geral da unidade, o Ceac da Rua do Turista foi um grande marco para o governo do Estado e, para o cidadão, foi um passo muito grande para inclusão social. “Isso porque ele veio para abranger ainda mais serviços e para facilitar a vida do cidadão. Por ser a unidade mais recente, ela é uma evolução do modelo aplicado nos outros Ceacs, melhorando o atendimento e a estrutura física. Cada uma das unidades tem um perfil de atendimento de acordo com sua localização, mas esse que fica no centro da capital acaba abrangendo todos os tipos de pessoas, desde estudantes da região a pessoas que trabalham e residem no coração da cidade”, explica.

Agenda Fácil

Desde agosto deste ano, não é mais preciso que o cidadão enfrente filas para ser atendido na rede Ceacs. Basta ligar para o 0800 0796100, agendar um horário disponível e, na data marcada, um funcionário do Call Center ligará para confirmar a presença. O sistema passou por um período de teste na Rua do Turista, contando apenas com os serviços da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A seguir, foi implementado também nas unidades da Rodoviária Nova e na do Shopping Riomar, com adesão de outros órgãos como Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Deso. Segundo Mônica Mangueira, diretora geral dos Ceacs, a perspectiva é a de que 80% do atendimento ocorra por agendamento e 20% presencial. “Nosso principal objetivo é diminuir as filas e, assim, tornar mais prático o atendimento”, afirma. Somente em agosto, o Agenda Fácil foi responsável por agendar mais de 10 mil atendimentos no Ceac Rua do Turista.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.