Seed e Hemose levam palestras sobre doação de sangue para alunos da rede pública
Levar a conscientização sobre a importância da doação de sangue. É com este objetivo que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estão realizando, durante toda esta semana, uma série de palestras em escolas da rede estadual de ensino. Com o tema “A importância da doação de sangue”, a ação é direcionada a alunos do ensino médio que já estão com idade ideal para fazer a doação.
Na manhã desta quarta-feira, 18, a palestra foi realizada pela assistente social do Hemose, Sandra Medeiros, no auditório do Colégio Estadual João Alves Filho, onde os alunos do 2º ano puderam receber informações sobre a doação de sangue.
Segundo a assistente social, a ação também tem o propósito de fazer com que os alunos sejam multiplicadores em potencial, para que possam levar essas informações para a família e amigos. “A gente vê que ainda existe muito mito em torno da doação de sangue; e à medida que os jovens se apropriam da simplicidade desse ato, podem-se considerar capazes também de contribuir para a recuperação da saúde de alguém”, afirmou.
Estímulo
Os estudantes que assistiram à palestra elogiaram bastante a iniciativa e destacaram que ela serve como estímulo para a doação. Foi o caso de Daiana de Jesus Santos, que afirma ter aprendido bastante. “É importante doar para ajudar a salvar vidas. Eu nunca doei sangue e não sabia nada sobre isso, mas agora aprendi muita coisa, e uma palestra como essa nos estimula a doar também”, disse.
O seu colega Felipe dos Santos afirmou que, embora não possa doar, achou importante a ação de conscientização. “Eu não estava informado sobre quem podia fazer doação. Achei muito interessante porque muitos de nós não temos conhecimento sobre este ato. Eu não posso doar porque tenho anemia, mas tenho certeza de que a palestra estimulou vários alunos a fazerem a doação”, afirmou.
Danilo de Jesus Bomfim, também aluno do 2º ano, destacou que quem doa sangue está ajudando a salvar vidas. “A gente aprende que muitas pessoas precisam de nossa ajuda e que já temos condições de fazer doação e auxiliar quem necessita”, declarou. A mesma opinião teve a sua colega, Vitória da Cruz Leite. “Eu sei que muita gente precisa, mas nem sempre quem pode doar tem essa consciência. Precisamos sempre estar pensando no próximo. É muito importante salvar vidas”, disse.
Já Milena Dantas se mostrou consciente sobre a importância da doação para quem oferece e para quem recebe o sangue. “Essa foi uma forma de nos mostrar que um dia também poderemos precisar de doação de sangue, então é fundamental que a gente também ajude a quem necessita”, explicou.
A série de palestras teve início na segunda-feira, 16, no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal. Na terça-feira, 17, o evento foi realizado no Colégio Estadual Leandro Maciel. Nesta quarta-feira, pela manhã, ocorreu no Colégio Estadual João Alves Filho, e a tarde na Escola Estadual 24 de Outubro. As palestras terminam na sexta-feira, 20, no Centro de Excelência Ministro Marco Maciel.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed e Hemose levam palestras sobre doação de sangue para alunos da rede pública – Alunos tiram dúvidas sobre doação de sangue / Fotos: Juarez Silveira