[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta quarta-feira, 18, o encontro sobre Proteção Social Especial, Média Complexidade com representantes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O principal objetivo do encontro é fortalecer os serviços especializados ofertados por esses equipamentos públicos a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal em virtude da violação de direitos.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, esteve presente no encontro para dar boas vindas aos profissionais e estimulá-los a contribuir cada vez mais com o processo de construção da política de assistência social em Sergipe e com o desenvolvimento social nos seus respectivos municípios. “Estou muito feliz em contar com tantos profissionais da assistência no encontro de hoje diante da importância das gestões municipais aprenderem cada vez mais sobre a política de assistência e trabalharem com uma nova perspectiva de assistência social, afinal, estamos quebrando com a política de assistencialismo e para isso precisamos contar com profissionais preparados para oferecer um bom atendimento aos seus munícipes”.

O evento também contou com a presença do Coordenador Geral de Serviços Especializados a Indivíduos e Famílias, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Mds), Jadir de Assis, que registrou a importância do evento para o Estado de Sergipe e para a construção da política nacional de assistência social. “A minha expectativa nesse encontro com os técnicos dos Creas e Cras é contribuir trazendo informações e experiências que possibilitem avanços no atendimento prestado nos municípios aqui representados, no estado de Sergipe e no Brasil como um todo, afinal, a política nacional de assistência social está sendo construída e com certeza as experiências irão engrandecer essa construção a nível nacional também”.

Durante sua apresentação, Jadir de Assis traçou um histórico da política de assistência social, abordando os marcos normativos e regulatórios de assistência social, a necessidade de articulação com outras políticas de garantia de direitos, a oferta de serviços de acordo com o nível de complexidade, além de discorrer sobre as diversas áreas de proteção social.

Na ocasião, os representantes de 50 municípios sergipanos tiveram a oportunidade de conhecer a atual realidade da política de assistência social no que se refere aos Creas. A diretora do Departamento de Assistência Social da Seides, Sônia Lima Azevedo, apresentou o monitoramento feito in loco que contém dados referentes à situação dos 35 Creas em 2013 no âmbito da execução dos serviços, estrutura física, infraestrutura, equipe de profissionais, principais grupos atendidos e articulação com outras áreas da rede de proteção.

Além da palestra proferida pelo representante do Mds sobre os Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, o evento contou com apresentações das experiências dos serviços executados por alguns municípios presentes. Durante a tarde, Lorena Magno Dantas, psicóloga do Creas de Itabaianinha apresentou o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). Para ela, o encontro é uma oportunidade de mostrar o trabalho psicossocial e pedagógico que diversos grupos e indivíduos em risco social recebem no município.
“Acredito também que será importante visualizar as experiências de outros municípios sergipanos e quem sabe adequar as nossas ações para melhor atender à população, garantindo seus direitos”.

A experiência do Centro Pop de Aracaju, único no Estado e responsável por atender a parcela da população em situação de rua também foi compartilhada, na perspectiva de ampliar esse tipo de atendimento. Thiago Siqueira, psicólogo do Centro Pop, destaca o papel da unidade e os desafios em atender um público heterogêneo e vulnerável, além de reconhecer a importância de estar com um representante do Ministério do Desenvolvimento Social para esclarecer iminentes dúvidas.

“É sempre bom estar com outros profissionais com quem podemos trocar ideias que contribuam para melhorar o nosso desempenho e ainda mais quando temos a presença de alguém que conhece mais a fundo o sistema de atendimento social. Acho que as apresentações muito proveitosas e espero levar sugestões enriquecedoras para o Centro Pop”.

Os municípios de Propriá e Lagarto também contribuirão com o momento de troca de experiências ao apresentarem o Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias e o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (Psc), desenvolvidos pelos dois municípios, respectivamente.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.