Sergipe participa do Seminário Nacional sobre o Brasil Sem Miséria
A secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva participa em Brasília do II Seminário Nacional sobre Pactuação Federativa no Brasil Sem Miséria, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) até esta terça-feira,17.
O encontro reúne representantes do Distrito Federal e de governos estaduais para compartilhar experiências sobre ações e programas locais de superação da extrema pobreza, implantados em articulação com o plano do Governo Federal.
Para a secretária adjunta, Maria Luci,a ocasião trata-se de uma oportunidade de promover uma troca de experiências estaduais de superação da extrema pobreza em articulação com o Plano Brasil Sem Miséria.
Abertura
A cerimônia de abertura realizada na segunda, 16, contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do ministro da secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel.
A Ministra Tereza Campello falou sobre a necessidade de trabalho integrado entre o Governo Federa, os Estados e Municípios. “Queremos parar de concorrer e reunir os esforços em uma única direção: fazer um Brasil Sem Miséria de fato. Sempre esteve na estratégia do Plano Brasil Sem Miséria que nós não tivéssemos uma ação uniformizada no Brasil. Há diretrizes nacionais, mas queremos que, para cada região do país, a gente incorpore as políticas diferenciadas que vêm sendo desenvolvidas”, completou.
Tereza Campello reforçou a importância da utilização do Cadastro Único para o desenvolvimento de políticas públicas e dos planos estaduais de complementação de renda. “Construímos uma política em que o Estado brasileiro não aceita mais que nenhum cidadão receba menos que R$ 70.”
Os debates são organizados em mesas relacionadas a cada um dos eixos de atuação do Brasil Sem Miséria: garantia de renda, inclusão produtiva urbana e rural e acesso a serviços. Também haverá uma mesa sobre melhores práticas, em busca ativa. Em cada debate, três secretários estaduais apresentaram suas experiências, com a moderação de secretários nacionais do MDS.
Na ocasião, o MDS lançará o site Brasil Sem Miséria no Seu Estado, com informações específicas sobre as principais ações do Plano, em cada estado e no Distrito Federal.
- Sergipe participa do Seminário Nacional sobre o Brasil Sem Miséria – A secretária adjunta de Estado da Inclusão Social