[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes Silva, participou na manhã desta sexta-feira, 13, da 10ª Reunião do Conselho Temático Permanente do Meio Ambiente (Coema). O evento, que reuniu os conselheiros das Federações das Indústrias do Nordeste (Fies) contemplando 10 Estado, ocorreu no auditório da Fies do Estado de Sergipe.

Em sua exposição, Genival Nunes falou da essencial interface entre as indústrias e o Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama. “É do Conama que as leis são elaboradas. É muito melhor quanto menor o espaço entre o segmento e o órgão que geram as condições do licenciamento ambiental”, avalia.

Segundo o secretário, o processo de licenciamento vem gerando modificações significativas em muitos setores. “A tecnologia traz propostas e essa discussão deve ser de conhecimento do Conama, local de onde emana as resoluções”, propôs Genival.

Enfatizou que o setor da Indústria e Comércio tem crescido mundialmente, representando oportunidades de ganhos econômicos associados à proteção ambiental.

Genival finalizou a sua participação na abertura do evento convidando o Coema a se envolver com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “É uma política de compartilhamento de ações e iniciativas. Ela propõe a resignificação de coletadores e catadores, da reciclagem, de política reversa com pontos voluntário, entre outras. E tudo isso só vai dar certo com o envolvimento de todos”, concluiu o secretário.

Acatando as palavras do secretário do Meio Ambiente de Sergipe, o secretário executivo do Coema (órgão da Confederação Nacional da Indústria (Cni), Shelley de Souza Carneiro disse para cumprir as medidas políticas as indústrias passaram a demandar determinados equipamentos e serviços, criando o setor produtor de bens e serviços ambientais. Também, agradeceu as palavras do secretário Genival Nunes por deixar melhor entendimento a todos os participantes a cerca da PNRS.

Além dos conselheiros, participaram também da 10ª reunião do Coema, o presidente da Fies, Eduardo Prado de Oliveira; o promotor do Meio Ambiente, Gilton Feitosa; e o presidente da comissão da Agricultura, José de Oliveira Guimarães.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.