Técnicos da Emdagro são capacitados sobre produção orgânica de alimentos
A preocupação com a produção de alimentos saudáveis garantindo a segurança alimentar e nutricional da sociedade, levou o Governo do Estado, por iniciativa da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a promover uma extensa programação voltada para a capacitação de extensionistas que atuam na região de Propriá (formada pelos territórios Baixo São Francisco e Leste Sergipano) sobre a produção orgânica de alimentos. Para tanto, realizou, no dia 12 deste mês, em Japaratuba, o primeiro de um total de quatro módulos do Curso sobre Agricultura Orgânica.
O curso, proposto pela equipe de assessores regionais e estaduais, tem como objetivo atualizar os participantes sobre o cultivo orgânico de alimentos, de forma a ampliar seus conhecimentos teóricos e práticos para melhor atuar junto aos agricultores que desenvolvem suas atividades na linha orgânica ou na transição para a agroecologia. Traz em seu primeiro módulo uma abordagem sobre a “Base Conceitual da Agroecologia / Transição Agroecológica”, “Biodiversidade” e “Legislação Ambiental”, tendo, dessa forma, como facilitadores os engenheiros agrônomos da Emdagro Eugenia Maria Ramos e Carlos Alberto Torres, bem como a engenheira agronoma da Adema, Maria Cleusa Guimarães.
“Queremos possibilitar aos profissionais conhecimentos sobre agricultura orgânica necessários para a implementação de uma prática agroecológica fundamentada em estudos científicos. Sabemos que tudo é uma questão de escolha e procuramos mostrar os pontos positivos e negativos de se optar pela produção orgânica ou convencional”, falou aos participantes a Engª. Agrônoma Eugenia Maria Ramos.
Presente no evento, o Diretor de Ater da Emdagro, Gismário Nobre, reafirmou o compromisso da empresa com essa linha de trabalho. “Não tenho dúvida que se trata de uma temática atual que está inserida na Politica Nacional de Agroeologia, na Politica Nacional de Ater e pensar em agroecologia é pensar em horticultura, em irrigação, em segurança alimentar e nutricional, em crédito”.
Ao todo, participam do curso 22 profissionais da Emdagro, entre técnicos da região, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e em cooperativismo, médicos veterinários e economistas domésticas. Além desses estiveram presentes o supervisor regional Paulo Roberto Barbosa e os assessores estaduais Wagner Brito, Wilton Meneses e Angélica Freitas.
Programação
No segundo módulo, previsto para o dia 1º de outubro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Capela, também serão realizadas atividades práticas na propriedade do agricultor familiar Jailton Oliveira, da comunidade Juarana, também em Capela. Nesse dia, serão abordados temas como “Recuperação de áreas degradadas”, “Práticas conservacionistas” e “Plano de Manejo Orgânico” pela engenheira agrônoma Elizabeth Denise Campos e pelo técnico agrícola Agenor Antônio do Nascimento.
Já o terceiro módulo será realizado no escritório da Emdagro de Japoatã, e os engenheiros agrônomos da Emdagro Auro Conceição Andrade e Luzia Nilda Tabosa, assim como o técnico agrícola Waltênis Braga Silva explanarão sobre “Nutrição de Plantas e Fertilidade de Solo” e “Controle Alternativo de Pragas e Doenças”.
Por último, o quarto módulo, que acontecerá no escritório da Emdagro de Japaratuba, trará como temas ”Produtos e Mercados Diferenciados” e “Segurança Alimentar e Nutricional”, cujas abordagens serão feitas pelo Economista Wagner Brito e Nutricionista Angélica Freitas, respectivamente. Ainda nesse módulo, o engenheiro agrônomo Wilton Meneses conduzirá a avaliação do curso e os encaminhamentos necessários para viabilizar uma proposta de trabalho no intuito de incrementar a agricultura orgânica na região.