[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No Estado de Sergipe, o cultivo da mandioca está presente em praticamente todas as propriedades rurais, seja para consumo próprio ou para a comercialização. Em Lagarto, município distante 75 km da capital, a cultura tem grande significado econômico e social na região. Com uma área plantada em torno de 8.200 hectares e com uma expectativa de produção anual girando na faixa das 164.000 toneladas, o município vem despontando como um dos maiores produtores da raiz do norte e nordeste do Brasil. E buscando levar ao conhecimento de agricultores familiares a importância dessa cultura, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou na última sexta-feira, 6, um Dia Especial sobre a Cultura da Mandioca. O evento aconteceu concomitantemente à realização da 50ª Exposição Feira de Animais de Lagarto.

Na ocasião foram abordados temas sobre a utilização da mandioca para a alimentação animal, experiência que o produtor rural do município de São Domingos, Ivo Roberto Pinto, abordou com muita propriedade; outro tema foi sobre a utilização da manipueira, palestra ministrada pela Engenheira Agrônoma da Emdagro, Elisabeth Denise Campos; Recomendações técnicas sobre a mandioca, abordagem que foi feita pelo Engenheiro Agrônomo e membro da Articulação Pesquisa e Extensão da Emdagro, Auro Andrade. Por fim, os agricultores presentes puderam participar de uma avaliação sensorial, quando degustaram 08 variedades de macaxeira.

“Com o avanço da pesquisa pela Embrapa em torno da cultura e o processo de difusão de novas tecnologias disseminadas pela Emdagro junto aos agricultores, tem-se verificado conquistas no aumento da sua produtividades média, fato este que se traduz em maior rentabilidade para o agricultor”, disse o Chefe do Escritório Regional da Emdagro em Lagarto, Walter Pinheiro Brito.

O evento, organizado pela coordenadoria de pesquisa da Emdagro, sob a coordenação da Engª Agrª Neusa Lima, e apoio da regional Lagarto, contou com a presença de agricultores dos municípios de Ribeiropolis, São Domingos, Lagarto, Riachão do Dantas e Itabaiana, alem de secretários municipais de agricultura, representantes de associações, o diretor de Ater, Gismário Nobre, e técnicos da Emdagro.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.