Crianças do Educarte desfilam no bloco Cidade Criança
O desfile abre a folia no domingo, dia 16 a partir das 14 horas, animado por um trio- elétrico “puxado” pelos cantores mirins Breno e Jéssica.
Toda uma estrutura foi montada para que o desfile do bloco Cidade Criança transcorra com tranquilidade. Conforme afirmou o prefeito Marcelo Deda, as crianças receberão, além dos abadás, dois lanches e durante todo o percurso, serão distribuídos água e refrigerantes. Uma ambulância da Secretaria de Estado da Saúde também estará mobilizada para prestar qualquer atendimento necessário, como também a Guarda Municipal irá garantir a segurança.
A novidade deste ano é que as crianças do bloco Cidade Criança, estarão vestidas com o figurino próprio de cada grupo e receberão abadás. Em frente aos camarotes farão exibições de danças coreografadas. Um grande rodão unirá crianças de todas as secretarias para mostrar o jogo de capoeira.
“ É importante que a sociedade conheça a capacidade que estas crianças têm de participar, aprender e sobretudo ter uma ação ativa nos programas culturais do município já que elas formam grupos nas escolas, a exemplo taieiras, samba de coco e várias outras manifestações folclóricas”, disse o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano.
Sobre o Educarte –
Seguindo a premissa de que “Toda Secretaria é da Criança”, o Projeto Educarte, fundado em abril do ano passado, dá atendimento a 60 crianças de baixa renda do Loteamento Senhor do Bonfim-bairro Soledade, com idade entre 7 e 14 anos. O objetivo é que estas crianças ocupem o horário ocioso oposto às aulas com atividades educativas. Para participar do projeto, os menores têm que estar cursando o ensino fundamental.
As crianças e adolescentes do Educarte, são beneficiadas com aulas de dança, capoeira, reciclagem de papel , artesanato, musica, canto, teatro. Além disso, são contempladas com palestras envolvendo o estudo do Eca- Estatuto da Criança e Adolescente.
“Exercitar a cidadania é um dos valores fundamentais incentivados pela fundação. A criança a aprende a ser correta, justa e a crescer com liberdade”, afirmou o presidente.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]