Uso de alimentos saudáveis na alimentação escolar é tema de seminário
Nutricionistas, estudantes do curso de Nutrição, gestores escolares, secretários de educação, secretários de agricultura, agricultores familiares e profissionais ligados à alimentação escolar participaram, na manhã desta quinta-feira, 5, do IV Seminário de Alimentação Escolar de Sergipe, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).
O evento aconteceu no auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe (CIC) e teve como tema: Promovendo a Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo do seminário foi esclarecer sobre a importância do fornecimento da alimentação nutritiva e saudável aos alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.
A diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Ednéia Sobral, afirmou que a preocupação da Seed é que os alimentos cheguem saudáveis e que os estudantes tenham uma alimentação nutritiva e sem agrotóxicos. “Vamos falar da segurança alimentar e nutricional, dos produtos naturais e da responsabilidade que nós, fornecedores de alimentos, temos hoje em dia”, acentuou.
O seminário contou com uma palestra da superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rose Pondé. Ela falou sobre a relação da Conab com os agricultores familiares, que se dá por intermédio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.
“Precisamos inserir o maior número de pessoas na discussão de uma estratégia que possa ampliar a participação dos agricultores familiares no fornecimento dos gêneros e na alimentação escolar. Vou destacar o alcance dessa política e a sua participação direta na segurança alimentar e nutricional das escolas, contribuindo com a alimentação escolar”, explicou.
A segunda palestra foi proferida pela nutricionista da Cozinha Brasil, Jackeline Silveira Araújo. Ela falou sobre o “Aproveitamento Integral dos Alimentos” e destacou a importância de temas sobre a alimentação saudável para o meio escolar, “justamente para poder melhorar ainda mais a qualidade da alimentação fornecida a nossas crianças. A Cozinha Brasil trabalha com o aproveitamento integral dos alimentos e fazendo receitas totalmente nutritivas e com sabor”, revelou.
Debate
O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adailton dos Santos, afirmou que esse debate é uma evolução, “pois mostra a atenção que se tem dado ao tema e às mudanças de paradigmas. Hoje estamos discutindo sobre alimentação escolar e não mais o conceito antigo de merenda escolar. Também estamos inserindo produtos da agricultura familiar nesse contexto. Estamos trazendo produtos que os estudantes já conhecem, que são habituais deles, que são saudáveis e que vêm direto dos agricultores para as escolas”, elogiou.
O presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Valter Costa, disse que “esse evento torna cada vez mais conhecida a alimentação escolar do nosso estado e os caminhos que essa alimentação quer seguir dentro da agricultura familiar”. É muito produtivo, pois traz a academia e as universidades para conhecer a realidade do estado”.
Liziane Santos Costa, estudante do curso de Nutrição, disse ter gostado do seminário. “Estão nos trazendo valores, nos mostrando como administrar uma alimentação saudável nas escolas públicas. Para a gente é muito bom, pois nos ajuda em nosso curso”, afirmou.
Já a sua colega, Juliana Mendes, disse que o seminário é muito importante para o aprendizado e desenvolve o conhecimento pessoal e profissional.
Programação
No turno da tarde, a partir das 13h30, haverá a apresentação sobre Agricultura Familiar, com José Joelito Santos, seguida de palestra sobre Produtos Orgânicos. Às 16h, os participantes assistirão a debates em mesa-redonda, que encerrará o evento com a entrega dos certificados.
- Uso de alimentos saudáveis na alimentação escolar é tema de seminário –