Governo realiza capacitação para alfabetizadores e coordenadores de polo Sergipe Alfabetizado
A Secretaria de Estado de Educação (Seed) está realizando até esta sexta-feira, 5, capacitação para 240 alfabetizadores e coordenadores de polo do Programa Sergipe Alfabetizado que atuarão em Aracaju, nos municípios da Grande Aracaju e na região do Cotinguiba, com sede em japaratuba. O encontro ocorreu no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP) e tem como objetivo trabalhar habilidades pedagógicas que serão empregadas no Módulo 2012/2013 do programa. As aulas tiveram início na última terça-feira, 3.
Já estão inscritos para participarem do Sergipe Alfabetizado 25 mil alunos acima de 15 anos, e 1957 alfabetizadores já foram cadastrados em todo o estado. A Secretaria de Estado da Educação tem parcerias com vários municípios, secretarias de educação municipais, empresas privadas e diversos órgãos públicos.
A capacitação dos alfabetizadores e coordenadores de polo tem um total de 40 horas. Esses cursistas se tornarão coordenadores de polos das regionais e,consequentemente, multiplicadores para os alfabetizadores que irão trabalhar diretamente com os alfabetizados.
A coordenadora do polo da Diretória de Educação de Aracaju e DRE 8, Maria Inês Monteiro Farias Cerqueira, enfatizou que o programa proporciona cidadania às pessoas. “Estamos dando dignidade ao ser humano. Todos os nossos alunos que são alfabetizados são encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos (Eja) para dar continuidade aos estudos. Especificamente neste curso de formação estamos dando prioridade a novos coordenadores de polo. “A procura foi muito grande pelos veteranos, algo que superou nossas expectativas”, relatou a coordenadora.
A ministrante da capacitação, professora de língua portuguesa da Seed, Ginalda Araújo, explicou que o curso tem o intuito de oferecer os componentes básicos compreendidos no Programa.”Estamos trabalhando com diversas disciplinas, a exemplo de português, matemática e ciências, preparando os nossos cursistas para poderem aplicar de forma eficiente os princípios do programas”, informou.
Multiplicadores
A cursista Jordiane D’Hora Santos,do município de Japaratuba,participa pela primeira vez do Programa Sergipe Alfabetizado. “Nunca estive envolvida em nenhum tipo de trabalho. Está sendo uma experiência inovadora e enriquecedora, principalmente por trabalhar em prol da comunidade local”, disse. Da mesma maneira, pensa a cursista Solange Moura Ribeiro, do município de Pirambu. “Estou na maior expectativa para colocar em prática todos os conhecimentos que estamos obtendo aqui. A região ainda é muito carente. Ainda existem pessoas alheias ao conhecimento básico, que é saber e escrever. Possibilitar a essas pessoas as competências de leitura e escrita é fundamental”, enfatizou a cursista.
A coordenadora do Sergipe Alfabetizado no município de Nossa Senhora do Socorro, Jeovanice Santana, enfatizou a importância do programa para a transformação de vida das pessoas que estão alheias a muitas oportunidades. “Existem pessoas que, por não saberem ler nem escrever, não conseguem ter acesso aos direitos básicos que toda pessoa deve ter. Estamos fazendo nossa parte em apoiar este tipo de programa”, ressaltou a coordenadora.
Sergipe Alfabetizado
Desde que foi instituído pelo Governo de Sergipe, em 2007, o programa já alfabetizou mais de 191.200 pessoas acima dos 15 anos. Neste período foram investidos cerca de R$ 15 milhões.
O Sergipe Alfabetizado está em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem como meta iniciar o processo de alfabetização de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo no Brasil.
- Governo realiza capacitação para alfabetizadores e coordenadores de polo Sergipe Alfabetizado – Fotos: Eugênio Barreto/Seed