Seed entra na luta contra o Tabagismo
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Rede Qualivida, promoverá nos dias 28 e 29, programação contra o Tabagismo. As ações fazem parte do Projeto “Pare de fumar caminhando e correndo”, que tem o objetivo de oferecer um ambiente livre de cigarro aos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O dia 29 é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
No dia 28, quarta-feira, às 13h, será realizada a retirada dos cinzeiros, colocação das placas, coberturas das placas com TNT e colocação das faixas. Já no dia 29, quinta-feira, 8h, visita aos setores pela equipe do Qualivida para orientações e distribuição de folders. Às 9h30, será feito o descerramento das placas indicativas contra o tabagismo pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
Segundo Talita Siqueira, enfermeira da Rede Qualivida, o fumante passivo, apesar de não fumar, sofre as mesmas consequências que um fumante ativo. “Estamos desenvolvendo estas ações juntamente com o projeto, com o intuito de propiciar uma melhor qualidade de vida aos servidores. Aqueles que queiram parar de fumar vamos auxiliá-los no que for preciso”, declarou a enfermeira.
Projeto
O Projeto “Pare de fumar caminhando e correndo”, produzido pela Rede Qualivida da Seed, tem por intuito propiciar atividades de saúde que estimulem os servidores a pararem de fumar, proporcionar aos servidores (fumantes) a devida informação caso queiram e precisem ir para serviços especializados e levar aos servidores da SEED o conhecimento da Lei (9294/96 /12.546 e 3756/09), que normatiza a proibição do consumo de fumígeros em ambientes públicos e orientar os servidores a respeito dos malefícios do cigarro.
Os servidores que desejarem parar de fumar poderão ter o apoio psicológico, de enfermagem, consulta médica e acompanhamento do educador físico para diversas atividades. Aqueles casos mais específicos serão encaminhados para o Hospital Universitário (para pacientes residentes em municípios que não possuem o programa de controle do tabagismo) ou para o CEMAR do Augusto Franco (para pacientes residentes em Aracaju). Os fumantes passivos poderão também participar das atividades do programa.
Serão realizadas atividades que promovam informações a respeito das leis vigentes (9294/96 /12.546 e 3756/09), que normatizam a proibição do consumo de fumígeros em ambientes comuns, bem como o conhecimento sobre os malefícios causados pelo cigarro. Tudo isso ocorrerá através de meios de comunicação, como folders e internet, e durante o acompanhamento físico e de saúde.
Locais onde serão afixadas as placas de “Proibido Fumar”
– Corredor Hermínia Caldas (3 placas, 1 no início do corredor, 1 no espaço após o Qualivida e 1 no final do corredor);
No corredor do DAF (1 placa);
– Engenharia (2 placas, 1 no início e 1 no final do corredor);
– DED (2 placas, sendo 1 embaixo e 1 próxima ao estacionamento);
– DIEESP (1 placa, na entrada);
– DITRAN (1 placa, na entrada);
– Anexo 3 (2 placas, 1 na entrada principal e 1 na entrada após o espaço de convivência);
– Estacionamento (1 placa, próximo à portaria);
– Portaria (1 placa);
– Copa (1 placa);
– Próximo à caixa d’água (1 placa, na parede externa do DAF).