[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na última terça-feira, 20, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, acompanhado do secretário adjunto da Sedetec, Carlos Augusto Franco, e do secretário interino de Estado da Fazenda, José de Oliveira Júnior, recebeu o presidente da Câmara Comercial e de Relações Econômicas e Culturais Brasil-China, Shie Chun Kuang, e o presidente da Sociedade Cooperadora Brasil-China (SCBC), Xie Chunguang, para discutir a construção de relacionamento em busca de atrair negócios para Sergipe. Também estiverem presentes na reunião, empresários locais que pretendem realizar ‘joint venture’ com os chineses para a implantação de novos projetos no Estado.

Uma das discussões foi com relação a Zona de Processamento de Exportações de Sergipe (ZPE-SE) e as suas potencialidades de uso, face a experiência chinesa na utilização das ZPEs. Além disso, foram discutidas questões referentes ao Porto de Sergipe e o seu potencial. O grupo chinês aproveitou a oportunidade e fez uma apresentação de um vídeo institucional de uma empresa do setor de energia que atua na China e que tem interesse em atuar no Brasil. Eles também solicitaram um catálogo de oportunidades de investimentos em Sergipe.
 
“Esta é mais uma visita da Câmara de Comércio que recebemos no nosso Estado. Desta vez, com trabalhos sintonizados (Sedetec e Sefaz) recebemos conjuntamente a Câmara de Comércio Brasil-China a fim de discutirmos possibilidades de investimentos, com consequente geração de renda para o Estado e a população sergipana”, detalhou Saumíneo.

Para Xie Chunguang, a conversa foi boa e promete trazer boas parcerias. “Sabemos que aqui em Sergipe tem ZPE (Zona de Processamento de Exportação), então gostaríamos de, no futuro, trazer empresas para investir no Estado. A nossa ideia é investir no Brasil, aí vamos organizar delegações para fazer visitas a Sergipe”, declarou o presidente da SCBC.

Por fim, o grupo de representantes da China formulou convite para que uma comitiva do Governo de Sergipe, em princípio, os secretários Saumíneo Nascimento e Oliveira Júnior visitassem empresários chineses interessados em realizar negócios e investir em Sergipe.
ZPE

As Zonas de Processamentos de Exportações são áreas de livre comércio com o exterior, espacialmente delimitadas, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. Elas permitem até 20% de venda ao mercado interno e as empresas instaladas gozam de incentivos: Tributários, Cambiais e Administrativos.

A ZPE-SE estará localizada em uma área de 425 hectares, situada no município de Barra dos Coqueiros, nas proximidades do Porto de Sergipe. Possui facilidade de recebimento dos insumos e exportação dos produtos, além de especialização nas indústrias da cadeia de suprimento das atividades de exploração e produção de petróleo e gás.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.