[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário Municipal de Saúde de Aracaju, Rogério Carvalho, foi recebido ontem, dia 04, pelo ministro da Saúde Humberto Costa no gabinete dele em Brasília.
Como presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde em Sergipe, Rogério foi discutir uma pauta extensa que interessa a todas as secretarias de saúde do interior do estado.
No assunto recursos humanos foi discutida a forma de contratação de pessoal, a capacitação e a formação de funcionários. Aracaju, Campinas e Belo Horizonte são as três cidades brasileiras que montaram seus próprios núcleos de capacitação. Em cada ciclo a capital sergipana capacita pouco mais de 1200 funcionários.
Também pelo fato de ser pioneira na implantação do cartão SUS e de ser a cidade onde o projeto está mais adiantado o ministro discutiu com o secretário de Aracaju formas de consolidar o projeto e a possibilidade de ampliação para outras cidades do Estado.
Outro assunto foi o avanço da gestão plena com a possibilidade de crescer o número de municípios habilitados a exemplo de Aracaju e Lagarto, bem como a melhoria do repasse do piso de atenção básica, hoje insuficiente para o desenvolvimento dos serviços. Além disso, o secretário defendeu o crescimento do valor do incentivo ao programa de Saúde da Família para os municípios que adotarem o modelo como prioridade.
O secretário, amigo pessoal do ministro, saiu satisfeito do encontro: “tenho confiança na capacidade e na sensibilidade do ministro e sei que muito dos problemas que enfrentamos hoje serão resolvidos no tempo mínimo possível”, declarou ele.
“Como sou o representante dos secretários de saúde do Estado conversei em nome de todos e defendi propostas que estamos levantando há vários meses no Conselho”, completou Rogério.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.