Agreste Central realiza 4ª conferência Regional de Resíduos Sólidos
Junto aos prefeitos dos municípios que integram a formação do Consórcio Público de Saneamento Básico da Região do Agreste Central, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, participou nesta quarta-feira, 14, da 4ª Conferência Regional de Meio Ambiente que este ano tem como tema os Resíduos Sólidos. A conferência, que é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), ocorreu no município de Ribeirópolis, a partir das 9h.
Segundo o secretário Genival Nunes, as conferências representam um grande salto do país no que concerne à gestão dos Resíduos Sólidos. “As conferências estão servindo como instrumento de Educação Ambiental. É uma chance do cidadão se apropriar dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis, cenário em que essa mesma sociedade terá voz e voto para contribuir de forma efetiva na elaboração de políticas ambientais”.
Ressaltou que o território do Agreste Central, composto por 20 municípios, foi o primeiro território a constituir o consórcio e formar sua mesa diretora. “Sem a compreensão dos 75 prefeitos de Sergipe, o Ministério do Meio Ambiente não estaria sendo otimista em relação a Sergipe. Somos o único Estado do Brasil a ter 100% de adesão dos municípios nas conferências”, destacou Genival Nunes.
Para o superintendente do Consórcio Público de Saneamento Básico do Agreste Central, Caio Marcelo, a conferência é um momento de alegria e de significativa importância. “As conferências, primeiro as Municipais e agora a Regional, veio somar-se a uma estrutura que foi criada em 2011, quando na formação do consórcio do Agreste”, revelou.
O papel dos delegados nas conferências foi ressaltado pelo secretário de Estado de Articulação e Movimento Social, Chico Buchinho. “Fui delegado e sei da fundamental importância do papel do delegado nas conferências, a qual propostas citadas culminarão com a elaboração de uma política que venha beneficiar o país e o Estado de Sergipe”, salientou Buchinho.
Propostas
O Agreste Central discutiu todas as propostas que foram apontadas pelos 20 municípios durante as Conferências Municipais. Do eixo sobre Produção e Consumo Sustentável, dentre as propostas apresentadas, são destacadas a formação de cooperativas de catadores de recicláveis e de artesanato sustentável. Outras propostas foram colocadas nos eixos sobre Educação Ambiental, Redução de Impactos Ambientais e no de Geração de Emprego e Renda.
Delegado que representa o município de Macambira, o Luiz Carlos Lima, popular Carlinhos do PT, está entusiasmado e se diz confiante para chegar como delegado na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que ocorrerá em Brasília no mês de outubro.
Apresentações
Durante as conferências regionais os delegados tiveram a oportunidade de conhecer as metas e as ações que envolvem a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, cenário que vem sendo apresentado por Wellington Avilar, Rafael Feitosa Golveia, Jorge Darvan Rodrigues Hortis, e Lício Valério Lima. Somente na Conferência Regional do Agreste Central participaram cerca de 80 delegados.
As conferências
As conferências sobre os Resíduos Sólidos que estão acontecendo em todo o Brasil é uma estratégia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) objetivando promover o melhor conhecimento e envolvimento da população brasileira a cerca da execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina o fim dos lixões em 2014 e entre outras providências a inclusão do catadores de “lixo” na cadeia produtiva. A PNRS foi sancionada em agosto de 2010, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Agreste Central realiza 4ª conferência Regional de Resíduos Sólidos –