Governo entrega equipamentos para projeto de inclusão produtiva em Pirambu
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta sexta-feira, 9, em Pirambu, a entrega de equipamentos de psicultura aos pequenos produtores familiares que integram o projeto de Inclusão Produtiva. O evento será realizado às 9h, no Centro Comunitário no povoado Lagoa Redonda e contará com a presença da secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva.
Em Pirambu, o projeto beneficia 20 famílias do povoado Alagamar e 30 famílias do Povoado Lagoa Redonda. Os municípios de Ilha das Flores, Santana do São Francisco e Telha também integram o projeto e receberão o material na próxima semana. Entre os equipamentos entregues estão balança plataforma, balança eletrôniça, máquina seladora, máquina de fabricação de gelo, comedouro para tanque-rede e ração.
O projeto
Executado pela Seides, através de convênio com Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o projeto tem o objetivo de viabilizar a promoção da inclusão social e produtiva de famílias cadastradas no Cadastro Único, fortalecendo a economia familiar com a estruturação de centros de formação profissional e o fortalecimento da economia dos pequenos produtores familiares por meio do apoio as cadeias produtivas de piscicultura e da apicultura.
A pretensão é contemplar mecanismos que visem favorecer as potencialidades já existentes no Estado de modo a incrementar economicamente os perímetros urbanos e rurais. Com o fortalecimento dessas atividades, procura-se minimizar a situação de vulnerabilidade da população beneficiaria do projeto, promover uma melhoria na qualidade de vida das comunidades atingidas e a fixação dos pequenos produtores com condições de sustentabilidade.
O projeto fortalece atividades que se encontram com deficiência, mas que possuem potencial para alcançar resultados de ascensão. Como por exemplo, fomentar as produções, com agregação de valor, da capacitação para gestão dos empreendimentos, e estimulando o associativismo e o cooperativismo.
As ações do projeto estão voltadas para a capacitação, o treinamento, e a atualização do público beneficiário. Bem como o apoio a estruturação das unidades produtivas, e das associações, a fim de estruturá-las para melhor gerir a sua atuação e fortalecer a inclusão sócia produtiva das famílias, sob forma do aumento da renda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]