[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alex Santiago, repórter da Sedurb

Com o objetivo de fortalecer a política de planejamento territorial e ampliar os espaços de discussão da Política de Desenvolvimento Urbano no Estado, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realiza no próximo dia 30 (terça-feira) a Conferência do Território Centro Sul, na cidade de Lagarto, primeira de uma série de seis, a serem realizadas nos territórios sergipanos.

As Conferências Territoriais avaliarão as políticas públicas discutidas e segmentadas democraticamente durante as conferências municipais realizadas nos 75 municípios sergipanos nos últimos meses e que servirão de ponto de partida para a Conferência Estadual das Cidades em 28 de agosto e que servirá como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades a ser realizada no mês de novembro, em Brasília.

“As Conferências Territoriais são extensões das conferências realizadas no primeiro ano da gestão do governador Marcelo Déda, em que mais de 30 mil sergipanos expuseram suas demandas e reivindicações, resultando em mais de oito mil propostas, e que após uma criteriosa análise de viabilização, no decorrer dos últimos anos, o Governo do Estado vem executando essas propostas nas áreas de educação, saúde, habitação, infraestrutura, desenvolvimento econômico e social”, explica a secretária estadual do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón.

A secretária ressalta a importância das conferências como o eixo norteador para a melhoria das cidades. “Hoje em dia existem questões complexas que um município sozinho não pode executar. Congregar a população sergipana para discutir de forma coletiva os problemas no território é o caminho ideal para que os municípios e o Estado possam planejar moradia, educação, saúde, transporte economia, e outras vertentes essenciais para a melhoria nas condições de vida”, explica.

As Conferências

Tendo como anfitriã a cidade de Lagarto, que reunirá os cinco municípios do território Centro Sul, ao todo serão realizadas seis conferências que abrangerão os oito territórios sergipanos, cujo público alvo são os gestores municipais (prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários), os delegados eleitos no processo das conferências municipais, delegados do orçamento participativo eleitos na primeira gestão do Governo Marcelo Déda, além da sociedade civil.
         
Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade; Participação e controle no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; Instrumentos e políticas de Integração Intersetorial e Territorial, são os principais eixos temáticos e que serão abordados e debatidos em grupos de discussão durante as atividades.

          Confira o calendário das Conferências Territoriais:

 

Data

Território

Município/Local

Dia 30/07

Centro Sul Sergipano

Lagarto/Escola Municipal Zezé Rocha

Dia 06/08

Sul Sergipano

Indiaroba/ Centro de Convenções

Dia 08/08

Alto Sertão e Médio Sertão Sergipano

Nossa Sra. Da Glória/ AABB

Dia 13/08

Baixo São Francisco

Neópolis/ Abertura: Fórum Des. José Antônio de Andrade Góes

Temáticas: Colégio Estadual Marechal Pereira Lobo

Dia 15/08

Agreste Central Sergipano

Carira/ Ginásio de Esportes Albano Franco

Dia 16/08

Leste Sergipano e Grande Aracaju

Aracaju/ Centro de Convenções de Sergipe (CIC)

Dia 28/08

Estadual

Aracaju/ Centro de Convenções de Sergipe (CIC)

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.