Jackson assina Carta de Intenção e implanta o “Brasil Mais Seguro” em Sergipe
Uma tarde histórica para a evolução dos programas de segurança pública com foco na juventude sergipana. Durante o encerramento do V Colóquio do Programa Brasil Mais Seguro, o Estado de Sergipe formalizou a sua participação em dois programas de importância estratégica no combate à violência e no enfrentamento ao crack, através de parcerias firmadas com o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), cuja titular, Regina Miki, subscreveu os documentos ao lado do governador em exercício, Jackson Barreto.
O programa Brasil Mais Seguro visa estimular e promover a atuação qualificada e articulada dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, com foco no fortalecimento da inteligência policial, do policiamento ostensivo e na qualificação dos procedimentos investigativos e da perícia forense, auxiliando o Estado na redução de crimes violentos. Para este fim, o Colóquio reuniu representantes das diversas instituições de segurança, técnicos, gestores e pesquisadores do tema.
Já o programa “Crack, É Possível Vencer” visa promover o aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, ampliar o policiamento ostensivo, as ações de prevenção ao uso de drogas, além de enfrentar o tráfico e as organizações criminosas.
De acordo com o governador em exercício Jackson Barreto, a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, representa uma oportunidade histórica para Sergipe de consolidar ações sincronizadas com o Governo Federal no combate à criminalidade e, sobretudo, na esperança de livrar a juventude sergipana das drogas. “Este é um evento de importância histórica para Sergipe, já que podemos interagir com o que há de mais avançado no combate à criminalidade e, focando na inteligência e na abordagem das questões sociais, buscar livrar a nossa juventude dessa verdadeira praga que são as drogas. Além de tudo, poder interagir com uma profissional de notória competência e que também demonstra o avanço da mulher nos espaços de poder no Brasil”, contextualizou Jackson Barreto.
Perspectivas
Para o governador em exercício, contar com o que há de mais avançado no combate à criminalidade e com o apoio da Senasp, só proporcionará resultados ainda melhores dos que os já verificados pelos setores de inteligência e investigação das polícias sergipanas. “Graças ao conjunto de investimentos em pessoal e material, a nossa polícia, tanto a Civil, como a Militar, são instituições que orgulham o povo sergipano e passaram a ser referências para todo o Nordeste. A valorização das instituições policiais foi um compromisso cumprido no governo de Marcelo Déda, que fez o maior investimento da história em recuperação salarial e aquisição de equipamentos, armamentos e viaturas”, lembrou Jackson Barreto, referindo-se aos investimentos promovidos na segurança pública.
A partir do apoio logístico que será fornecido ao estado de Sergipe a partir da adesão aos respectivos programas, o governador em exercício destacou a importância da vinda da secretária Regina Miki. “Uma visita de tamanha importância e os benefícios promovidos para a infraestrutura de segurança em Sergipe. É sempre bom ouvir os elogios e o reconhecimento que ouvimos, além das palavras de apoio e incentivo para que os trabalhos dos nossos competentes profissionais de segurança seja cada vez mais aperfeiçoado. Queremos que a secretária Regina Miki nos visite sempre e traga suas palavras e a sua colaboração com o nosso estado. Queremos, inclusive, que a senhora avalie a possibilidade de fazer de Sergipe o “laboratório” das iniciativas desenvolvidas em sua gestão para o Nordeste e para o Brasil”, registrou o governador.
Reconhecimento
Segundo a secretária Regina Miki, a realidade encontrada no estado de Sergipe é diferenciada em relação aos demais Estados da região, o que possibilita que aqui sejam almejados resultados mais audaciosos. “Sabemos de todo o trabalho de restruturação, investimento e recuperação salarial realizada pelo Governo do Estado junto às instituições policiais, e estes investimentos ofereceram uma estrutura diferenciada, o que é reforçado pelo nível elevado dos profissionais que aqui atuam que, inclusive, nos oferecem diversas colaborações que iremos levar para outros estados”, afirmou a secretária.
Ainda segundo Regina Miki, “justamente esta estrutura permite que sejam estabelecidas metas audaciosas na busca de resultados no combate à criminalidade, como por exemplo um desafio que eu gostaria de compartilhar com todos vocês em reduzir para apenas um dígito a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Nós temos condições de buscar esses resultados e eu quero me comprometer e oferecer todo o apoio necessário para alcançarmos esta meta em Sergipe até 2014”, destacou a secretária.
Regina Miki também fez uma menção especial à necessidade de atuação destacada em seis municípios sergipanos que concentram 58% dos homicídios no estado: Aracaju, Itabaiana, Lagarto, São Cristóvão, Itaporanga e Estância. “Este é um desafio que queremos ver superado”, vaticinou a secretária, que também foi surpreendida pelo governador ao falar da necessidade de se investir e ampliar a capacidade da Perícia Técnica, quando recebeu a resposta de que o concurso público para a PM e para peritos criminais já havia sido anunciado e os recursos para uma nova estrutura de perícia forense já previstos no Proinveste. “É mais uma grata surpresa que tenho aqui em Sergipe”.
O prefeito da capital, por sua vez, também evidenciou a importância das medidas anunciadas pela secretária, que também envolvem o município de Aracaju. Foram importantíssimas as medidas anunciadas, sobretudo as que preveem investimento no combate às drogas que muito prejudicam os jovens aracajuanos e sergipanos. Pretendemos colaborar cada vez mais com a Guarda Municipal atuando como força auxiliar dos organismos de segurança estaduais e federais”, disse João Alves Filho.
Também participaram dos atos o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, a superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitosa; o comandante da Polícia Militar, coronel PM Maurício Iunes, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Nailson Santos, a secretária de Defesa Social da Prefeitura de Aracaju, Georlize Teles, e o comandante da Guarda Municipal da capital, coronel PM Enilson Santos, dentre outros representantes de organismos do Governo Federal e instituições de segurança.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson assina Carta de Intenção e implanta o “Brasil Mais Seguro” em Sergipe –