[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os moradores da Zona de Expansão de Aracaju estão sendo orientados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) sobre a importância da implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto na localidade. Desde março deste ano, quatro reuniões foram realizadas envolvendo moradores e lideranças de comunidades como Santa Tereza, Costa do Sol, Beira Mar I e conjunto Franco Freire. Mais de 40 mil pessoas que moram na região serão beneficiadas com o sistema de esgotamento sanitário implantado com investimento do Governo do Estado, orçados em R$ 42 milhões.

“As reuniões com a comunidade servem para prestar esclarecimentos relativos às obras, informar sobre as ações do projeto social, sensibilizar sobre a importância do saneamento básico para saúde e qualidade de vida, bem como avaliar o grau de aceitação das obras, visto que servem de espaço para expressão das opiniões e expectativas dos usuários”, explica a assistente social da Deso, Anna Luiza.

O encontro mais recente, entre a Deso e a população da Zona de Expansão, ocorreu no último dia 6, no conjunto Franco Freire. Pautada no diálogo, empresa abriu o debate com orientações sobre as características e o andamento das obras. Cerca de 20 pessoas estiveram reunidas, representando a comunidade, e tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios do acesso à ligação residencial de esgoto.

Assim como no Franco Freire, nas demais áreas envolvidas em encontros anteriores o espaço foi garantido para questionamentos e curiosidades dos moradores beneficiados. Diante das constantes preocupações referentes aos transtornos levados durante as obras de saneamento, a Deso selou um compromisso de cada vez mais intensificar a fiscalização dos trabalhos.

Implantação

A obra vai ter cerca de 120 km de rede, além de contar com 16 estações elevatórias. Todo o esgoto coletado será tratado na Estação de Recuperação de Qualidade (ERQ) da região Sul, localizada no bairro Santa Maria. A previsão de conclusão da obra é de 15 meses. No decorrer desse prazo, a ansiedade em receber o serviço foi unânime entre os moradores presentes nas reuniões. Todos compartilharam a necessidade da obra na Zona de Expansão.

“Aqui passamos por sérios problemas causados por fossas que enchem muito rápido, regularmente temos que contratar o serviço de limpa-fossas. Com o sistema completo de esgotamento, vamos acabar com esse problema e evitar doenças”, comemorou a moradora Neuza Freitas. Da mesma maneira, o morador da Aruanda José Oscar Oliveira, disse estar feliz com os investimentos e demonstrou satisfação com o diálogo promovido pela Deso. “Achei ótima a iniciativa da empresa em fazer a reunião, assim podemos expor nossos questionamentos e aprender um pouco mais”

Do ponto de vista ambiental, a Zona de Expansão é considerada vulnerável, por se tratar de um território formado por antigas lagoas, além de ser margeado pelo mar. Com a rede de esgotamento sanitário, todo o esgoto será coletado e tratado adequadamente antes de ser devolvido a natureza. Como resultado, os problemas com contaminação e degradação ambiental serão amenizados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.