[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A criançada participou na tarde da última quinta-feira, 18, de uma contação de história com a escritora Criz Souza, na Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Os pequenos puderam ouvir histórias e viajar no mundo da imaginação.

Autora do livro ‘Carolina e sua boneca Lindinha’, ela afirma que a contação de história é um tipo de estratégia para chamar atenção das crianças. “É uma extensão da leitura, pois as crianças associam esse mundo mágico aos livros”, diz.

Quando se trata do público infantil, as narrativas são importantes, pois impulsionam a mente a viajar pelo cenário das mais diferentes histórias contadas nas páginas dos livros, tornando a leitura ainda mais atrativa. “A oralidade é o inicio de tudo. Quando a criança ainda não sabe ler ou mesmo quando já sabe, os pais têm importante papel estimulando a adquirir esse hábito”, afirma a diretora da Biafa Cláudia Stocker.

E a estratégia dá certo. Para Maria de Lourdes de sete anos, a experiência é ótima. “É a primeira vez que venho, eu gostei muito. Vou até levar um livro pra casa”, conta a pequena. Mariana Alves também de sete anos, já freqüenta a mais tempo a biblioteca e prefere a contação de histórias. “Gosto porque fico imaginando e aprendo muito. Hoje eu aprendi que não pode deixar os amigos pra trás por nada”, diz.

Durante todo o ano, a biblioteca oferece ao público uma programação diversificada, cujas atividades abrangem oficinas, teatro de fantoches, palestras, adivinhas, jogos, encontros com autores, leitura e narração de histórias. Todas as atividades são gratuitas e voltadas prioritariamente para crianças e pré-adolescentes.

A biblioteca disponibiliza acervo de 10 mil livros com literatura infantil, inclusive de autores sergipanos, literatura infanto-juvenil, livros para pesquisa escolar como enciclopédias e coleções. Os usuários também têm à disposição, material de multimídia e uma riquíssima Gibiteca, composta por quase 4 mil histórias em quadrinhos das décadas de 60, 70, 80 até os dias atuais.

Programação

Ainda este mês, acontece o Campeonato de Advinhas, na terça-feira, 23, a partir das 15h. Os melhores adivinhadores ganharão prêmios. No dia 24 de julho, às 15h é a vez de Telma Costa com contação de histórias e no dia 25 de julho, às 10h, Antenor Aguiar que é membro do grupo Prosarte de Contadores de Histórias.

Acontece também teatro de fantoches que será apresentado as segundas, quartas e sextas, até o dia 30 de julho a partir das 15h e que terá como o tema a história do bairro 13 de Julho.

Sobre a biblioteca

A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa) fica localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho. Para fazer o cadastro para empréstimos de livros é necessário apenas uma foto e comprovante de residência com telefone fixo. Os pais, ou responsáveis, fazem a carteira em seu nome e em nome das crianças, desta forma podem levar mais livros, sendo que o limite é de três exemplares por pessoa.

As escolas que queiram agendar visitas à unidade podem fazer contato pelos telefones (79) 9801-9531 ou 3179-1965, ou através do email biafa@cultura.se.gov.br.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.