[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O mês de julho começou bem para o músico Heitor Mendonça. Logo no início do mês ele partiu com sua equipe para Viena, na Áustria, onde participou do Festival Cultural do Brasil em Viena, lançando seu CD. A turnê do músico se tornou possível graças ao Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que desde 2011 leva diversos agentes culturais sergipanos para diversas partes do Brasil e do mundo.

De acordo com Heitor Mendonça, o convite para a turnê surgiu de forma inesperada, pegando-o de surpresa. Ao ver pela internet uma apresentação do músico realizada no mês de abril no programa ‘Sr Brasil’, de Rolando Boldrin, na TV Cultura, a presidente da Sociedade Austro Brasileira Papagaio, entrou em contato com a produção do cantor. “Ela fez o convite para lançar meu CD no Festival de Cultura Brasileira na Áustria e assim pude fazer três apresentações, sendo duas no Weltmuseum Wien e uma na Hauptbucherei Wien, a Biblioteca Nacional de Viena”, explica.

Para Heitor a experiência foi maravilhosa. Durante essas três apresentações ele pôde ter um contato intenso com austríacos e brasileiros que moram na Europa. Além disso, ele pôde participar, junto com alguns dos seus músicos, de diversos workshops sobre a música brasileira.

“A Áustria nos recebeu de braços abertos. Realizamos concertos em alguns dos principais espaços culturais da cidade de Viena. Fomos aplaudidos com entusiasmo por mais de quinhentas pessoas e ainda ganhamos destaque na página principal de um dos maiores portais de notícias de lá”, argumenta.

O músico destaca ainda que, não só para ele, como para todos que fazem a banda, a experiência foi única e inesquecível. “Ao voltar a Sergipe trazemos antes de tudo a alegria de ter levado nossa música a um espaço tão nobre da cultura mundial. Nossos músicos plantaram sementes. Os workshops de música brasileira que ministraram serviram para semear a curiosidade pela nossa música. O sucesso obtido nas apresentações nos fortalece para que possamos levar cada vez mais a boa música sergipana e brasileira ao mundo”, completa.

Sobre o Edital de Intercâmbio

O Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural existe desde 2011 e de lá para cá já contemplou mais de 20 artistas sergipanos das mais variadas vertentes. Músicos, grupos de dança e de teatro, artistas plásticos, poetas e pesquisadores são apenas alguns dos que puderam levar o nome de Sergipe para fora do país e mostrar um pouco da riqueza cultural e artística existente no menor Estado do Brasil.

Para o músico Heitor Mendonça a iniciativa é extremamente vara, pois representa um auxílio grande àqueles que querem levar a arte sergipana além-fronteiras e afirma que expectativa é que a cada ano os recursos para esta iniciativa sejam maiores para que cada vez mais artistas possam ser contemplados. “Este edital é fundamental para o Estado cumprir o seu papel de fomentador cultural”, finaliza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.