[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade às reuniões com diretores de escolas, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 18, com os gestores de escolas circunscritas às DRE 4 e DRE 5, com sedes em Japaratuba e Nossa Senhora das Dores, respectivamente. A meta é conversar com todos os diretores das 378 escolas da rede pública estadual.

O secretário está fazendo essas reuniões para trocar ideias e discutir com os diretores os problemas que as escolas enfrentam, visando buscar soluções. “A gente procura acompanhar, mesmo que de longe, mas se utilizando de ferramentas como o SIGA, para que possamos ajudar na solução dos problemas”, destacou.

Belivaldo Chagas reforçou que o Sistema Integrado de Gestão Academia (SIGA) deve ser atualizado corretamente pelos diretores. “Faço um apelo no sentido de que atualizem o SIGA. Precisamos ter essa ferramenta atualizada, pois com ela poderemos fazer um acompanhamento mais de perto sobre a realidade das escolas”, disse, explicando que através desse sistema é possível ter os dados reais sobre matrícula de alunos, lotação de professores, carga horária ociosa, entre outros.
Ainda durante a reunião, o secretário conversou com os gestores sobre temas como reforma e ampliação de escolas, transporte escolar, falta de servidores e diversos outros problemas.

A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Maria Pereira Araújo, conversou com os diretores sobre as questões pedagógicas. Ela ressaltou a necessidade de haver esses encontros periodicamente.

“Essa é uma oportunidade muito boa para conversar diretamente, não só sobre as nossas aflições, mas também sobre os nossos desafios e problemas que enfrentamos no dia a dia das escolas e dos quais nós temos conhecimento. Temos que nos articular para que a rede funcione de uma forma eficiente sempre”, afirmou.

Participação

Durante o encontro, o secretário abriu espaço para que os diretores participassem, tirando suas dúvidas e pedindo orientações. O diretor da DRE 5, Hélio Nascimento, destacou que “é importante o secretário sentir de perto que a angústia não é só da regional; existe uma preocupação coletiva. A gente pode ver aqui que os problemas são coletivos, comuns a todos, e quem sabe a gente possa encontrar soluções para alguns deles”.

Já a diretora Vilma Maria Santos Andrade, do Colégio Estadual Alcebíades Paes, disse que “aqui podemos colocar frente a frente as necessidades maiores por que as escolas estão passando. Mais importante ainda é saber que o secretário está tentando sanar os nossos problemas”.
 
 
 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.