Sergipe se destaca durante festival cultural na Áustria
O Estado de Sergipe marcou presença no Festival Cultural do Brasil promovido este mês na cidade de Viena, na Áustria, pela Sociedade Áustro Brasileira de Educação e Cultura – Papagaio. Durante os seis dias do evento, que contou com o apoio institucional do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana, foram apresentadas programações que envolveram artistas, poetas, diretores, professores, compositores e músicos brasileiros em diversas atividades culturais como a música, literatura e cinema, entre outras.
Sergipe se fez presente no festival através do lançamento do documentário ‘Mão que Borda’, da sergipana Caroline Mendonça, e uma exposição de bordados do município de Cedro de São João. Além disso, houve a apresentação do vídeo com leituras de trechos do livro de poesia ‘A Casa das Ausências’, do arquiteto e escritor sergipano Ézio Déda, o lançamento de obras de literatura de cordel de autoria de Zezé de Boquim em edição bilíngüe, e o pocket show Heitor Mendonça in Cantoria, um especial do artista ao violão executando as cantorias nordestinas.
O Museu da Gente Sergipana apresentou o vídeo “Sergipe, Cultura e Diversidade”, que normalmente é exibido durante a visitação ao museu, além de ter enviado para o evento indumentárias do folclore sergipano, doadas pelo Instituto Banese para o acervo do Museu do Mundo em Viena. Para Ézio Déda, que é também superintendente do Instituto Banese, e aproveitou uma viagem de férias para participar do evento, o festival abriu portas para a cultura sergipana. “Fechamos com o Museu do Mundo em Viena uma proposta de intercâmbio cultural que é um passo importante para a difusão da cultura sergipana”, enfatizou o arquiteto e escritor.
- Sergipe se destaca durante festival cultural na Áustria – Bordados e obras de poesia e literatura de cordel do Estado marcaram a participação de Sergipe no festival / Fotos: Luiz Lima