[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 17, com gestores das unidades de ensino que compõem a Diretoria Regional de Educação (DRE 3), com sede em Itabaiana. Esse encontro faz parte de uma série de reuniões com diretores de escolas que o secretário vem promovendo desde o início do mês. A meta é conversar com todos os diretores das 378 escolas da rede pública estadual.

O secretário Belivaldo Chagas conversou com os diretores sobre diversos assuntos importantes, como alimentação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), carga horária ociosa, segurança nas escolas, transporte escolar, entre outros.

Ele destacou a necessidade do encontro para que a Seed esteja mais próxima da realidade das escolas. “Nós avaliamos que seria importante realizar essa reunião para que juntos pudéssemos dividir as nossas angústias. Estamos fazendo um levantamento das necessidades das nossas escolas e queremos ter essa oportunidade de ouvir e sermos ouvidos”, disse.

O secretário ainda destacou a importância de alimentar corretamente o SIGA. “A gente faz um apelo aos diretores para que nos enviem o máximo de informações possíveis, principalmente através do SIGA, que é uma ferramenta muito importante para saber a situação real das escolas”, explicou.
Ainda durante a reunião, o secretário conversou com os gestores sobre temas como reforma e ampliação de escolas, construção de quadras e laboratórios, violência nas escolas, falta de servidores, entre outros.

A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Maria Pereira Araújo, conversou com os diretores sobre as questões pedagógicas. Ela ressaltou a necessidade de haver esses encontros periodicamente. “Queremos nos colocar à disposição dos diretores para a solução dos problemas e desafios das escolas, que são muitos”.

Além disso, ela falou sobre a importância de o gestor estar próximo da comunidade escolar “Quem se dispõe a ser diretor de uma escola tem que assumir a responsabilidade de ser um líder da comunidade escolar, dialogando e tendo o apoio para executar a política educacional do estado”, afirmou.

Participação

Os diretores também puderam participar tirando dúvidas e buscando orientações. A diretora da DRE-3, Soraya Tavares Góis Fonseca, disse que “acha importante o secretário passar suas angústias aos diretores e, em contrapartida, ouvir as nossas necessidades. Questões como falta de funcionário e infraestrutura da escola são problemas que nos preocupam. Achei de grande valia essa reunião”.

Já a diretora Joilda Martins da Costa Oliveira, da Escola Estadual Antônio Dutra Sobrinho, em Carira, também aprovou bastante a iniciativa. “Quero parabenizar pela iniciativa do secretário. Foi uma atitude louvável convocar essa reunião para que ele pudesse nos ouvir. Serviu para que todos possam ver que a Seed está preocupada com todos nós”, disse.

Calendário

As reuniões vão prosseguir até o final do mês de julho com os diretores de escolas da rede estadual. Nesta quinta-feira, 18, o encontro será com as equipes das DREs 4, sediada em Japaratuba, e 5, com sede em Nossa Senhora das Dores. Todos os encontros ocorrerão pela manhã. A data da reunião com diretores das escolas da DRE 2, sediada em Lagarto, ainda será definida.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.