[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Entre os dias 17 e 27 de julho algumas bailarinas sergipanas participarão de um dos maiores festivais de dança do mundo: o Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. As meninas que são do grupo de dança ‘Expressão e Arte’, da cidade de Simão Dias, localizada no Centro-Sul sergipano, estão radiantes com a possibilidade de mostrar o trabalho do grupo recém-criado a milhares de pessoas que passarão pelo festival.

“Isso tudo é um sonho que está sendo realizado. Aconteceu tudo em muito pouco tempo. Tivemos pouco tempo de ensaio e de grupo, por isso não imaginávamos que iríamos passar. Mesmo assim a ideia de ir a este festival está sendo maravilhosa e vamos aproveitar muito” afirma a Raissa Carvalho, de 15 anos.

A ideia de participar do festival surgiu da coreógrafa e professora de dança, Alba Coutinho, que com sua experiência, criou o grupo e desde então iniciou o preparo das meninas para participar deste festival. “Quando vim do Rio de Janeiro tive a ideia de criar um grupo de dança aqui em Simão Dias, afinal, sempre fui bailarina e é o que gosto de fazer. Com o grupo criado começamos a preparar coreografias e assim escrevi as meninas no festival”, explica a bailarina.

Alba comenta que no início não havia muita confiança por parte das pessoas da cidade e que foi difícil a criação do grupo. “Como já havia participado do Festival de Joinville como bailarina, resolvi escrever as meninas para tentar uma participação. Quando recebemos o resultado a euforia foi total. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho, mas também por podermos mostrar aos mais descrentes que o grupo está dando certo e vai trazer bons frutos para a cidade”, completa Alba.

A Companhia irá se apresentar no festival durante vários dias e locais, e levará uma coreografia de jazz com o tema ‘Desencontros’ e outra de dança contemporânea chamada ‘Entre as folhas do sertão’. “Haverá apresentações em praças, shoppings, diversas partes da cidade. Ainda não temos a nossa programação completa, mas acredito que teremos muito destaque nas nossas coreografias”, frisa.

Apoio indispensável

O Grupo de Dança Expressão e Arte participará do Festival de Dança de Joinville graças ao apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que por meio do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural promove uma grande divulgação das atividades culturais promovidas em Sergipe.

A Companhia recebeu pouco mais de R$ 4 mil para poder adquirir as passagens que levará além das quatro bailarinas e a professora à Santa Catarina, a diretora do grupo e a equipe técnica, totalizando 13 pessoas. “A ajuda da Secult foi fundamental. Recebemos o resultado, mas não sabíamos como iríamos conseguir as passagens, por isso quando a Secult nos concedeu essa parte, reanimados e estamos em busca de mais apoios”, finaliza Alba Coutinho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.