[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e com as Secretarias Municipais de Educação, realizará no próximo dia 16 de julho, no Teatro Atheneu, em Aracaju, a 1ª Conferência Livre Estadual de Educação de Sergipe. A Conferência Livre serve de etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), que vai ocorrer no mês de novembro, em Brasília. O início das palestras e debates está previsto para as 8h30.

De acordo com o presidente do Fórum Estadual, Manoel Prado, a Conferência Livre também tem o papel de comunicar, sensibilizar e mobilizar a sociedade, por intermédio dos seus diversos segmentos, para participação efetiva nas Conferências Intermunicipais e nas demais etapas da Conae, assegurando a construção coletiva do documento que balizará a execução das políticas de educação para os próximos anos.

O evento contará com as presenças do coordenador geral do Fórum Nacional de Educação, professor Francisco das Chagas Fernandes, e do coordenador nacional do Movimento pelo Direito à Educação, professor Daniel Cara. Participarão também mais de 50 secretários municipais de Educação, além de representantes da sociedade civil organizada e de instituições governamentais das três esferas de poder.

Pauta

Na pauta, consta o conjunto dos temas que constituem o Documento Referência da Conae 2014, dentre os quais destacamos a efetivação e articulação dos Sistemas de Educação no Brasil, a construção de um Plano Nacional de Educação que assegure e fomente a inclusão e o respeito pela diversidade sociocultural brasileira. A pauta compreenderá ainda as questões relacionadas à valorização da carreira do magistério e do financiamento da educação.

Inclusão

Na manhã desta quinta-feira, 11, técnicos de diversos municípios sergipanos foram capacitados para dar assistência aos deficientes visuais no momento da realização das Conferências Intermunicipais de Educação. A capacitação foi realizada em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico da Prefeitura de Aracaju (CAP) e ocorreu no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed.

Segundo Maria José Guimarães Vieira, coordenadora de Sistematização do Fórum Estadual de Educação, o objetivo maior é incluir as pessoas com deficiências visuais para que elas possam participar das Conferências Intermunicipais.

Já a coordenadora do CAP, Joana D’Arc Meireles, disse que a capacitação tem transcorrido com maior tranquilidade. “Estamos utilizando a tecnologia Dosvox e Nvda, que já é conhecida por muitas pessoas com deficiência visual. Nosso intuito maior é possibilitar que eles participem do processo”, destacou.

Para o professor Robson Guidse, que é deficiente visual, é gratificante poder passar para os técnicos todas as instruções de como lidar com as tecnologias para os deficientes visuais, assim como para o técnico do município de Itabaiana, Maicon Rodrigues, que se diz já familiarizado com a tecnologia através do Proinfo. “Tenho certeza de que todas as pessoas terão acesso às informações e temas que serão debatidos”, enfatizou o técnico do município de Itabaiana.

Calendário

O calendário das Conferências Intermunicipais, etapas deliberativas da Cone Sergipe, será: Etapa Intermunicipal – Território do Alto Sertão, com sede em Gararu – 5 a 7 de agosto; Território Médio Sertão Sergipano, cuja sede será Nossa Senhora das Dores – 7 a 9 de agosto; Território do Baixo São Francisco, cuja conferência acontecerá em Propriá – 23 a 25 de julho; Território Agreste Central, que terá Itabaiana como sede – 29 a 31 de julho; Território Centro-Sul, cuja cidade sede será Poço Verde – 1º e 2 de agosto; Sul Sergipano, que acontecerá em Estância – 17 a 19 de julho; Leste Sergipano, que terá Japaratuba como cidade-sede – 17 a 19 de julho; Grande Aracaju II, cuja conferência ocorrerá em Nossa Senhora do Socorro – 31 de julho a 2 de agosto. A nona conferência intermunicipal, cuja sede será a cidade de Aracaju, acontecerá na primeira quinzena de agosto.

Ao final de cada uma dessas conferências intermunicipais serão eleitos os delegados dos diversos segmentos da sociedade que participarão como delegados da etapa estadual prevista para ser realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. Das conferências intermunicipais sairá também um conjunto de emendas substitutivas, aditivas e supressivas para serem analisadas na etapa estadual, as quais, se aprovadas, deverão compor o documento que Sergipe encaminhará à etapa nacional.

Fórum

O Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE), instalado em janeiro de 2013, tem como principais objetivos coordenar a realização das Etapas Municipais/Intermunicipais e Estadual da Conferência Nacional de Educação, Conae, produzir o anteprojeto do Plano Estadual de Educação e acompanhar, permanentemente, a execução da Política Estadual de Educação.

O Fórum Estadual é composto de aproximadamente 35 entidades representativas do poder público constituído e da sociedade civil organizada. Outra importante competência do FEE é a mobilização dos municípios para a constituição dos seus fóruns, subsidiando-os nas tarefas de formulação dos seus planos de educação e de acompanhamento e avaliação da execução de suas políticas públicas de educação.

CONAE 2014

A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. As conferências nacionais de educação são coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). O objetivo final é a instalação de um Plano Nacional de Educação. A Conferência Nacional de Educação, cuja finalização se dará em fevereiro de 2014, acontece em pelo menos quatro etapas.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.