Seplag e Jucese lançam processo seletivo para tradutor
Credenciar tradutores para atuar junto a empresas estrangeiras de forma mais prática e segura. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) assinaram contrato para a realização de processo seletivo para credenciamento desses profissionais.
A assinatura ocorreu na terça-feira, dia 9, na sede da Secretaria e possibilitará que empresas de capital estrangeiro consigam realizar negócios no Estado de forma mais simples. “Com a economia globalizada que temos hoje, a inciativa permitirá que o Estado atenda as empresas de capital estrangeiro da melhor forma”, analisa Jeferson Passos, gestor da Seplag.
Para George da Trindade Gois, presidente da Jucese, o credenciamento deve facilitar a vinda e até a permanência desse tipo de empresa por aqui. “Nossa preocupação é assegurar que o empresário, seja ele de onde for, possa ter acesso aos serviços da Junta Comercial e do Governo do Estado, de forma que se sinta seguro a investir aqui”, acrescenta George Trindade.
Jeferson Passos lembra que, recentemente, Sergipe recebeu os investimentos da Amsia Motors, montadora de um grupo árabe. Para ele, a tendência é que esse tipo de negócio seja ainda mais constante no Estado. Dessa forma, a presença de tradutores credenciados é de suma importância, já que, como o próprio nome diz, eles são os responsáveis pela tradução de toda a documentação do estabelecimento.
Vale lembrar que o processo selecionará os profissionais dos idiomas alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. Eles serão credenciados pela Junta Comercial e, quando solicitados por determinada empresa, a Jucese os indicará. “Trata-se de uma negociação direta entre as partes. Por isso, não há salário estipulado. Cada serviço terá um custo diferenciado, como nos cartórios”, explica George.
Inscrição e provas
Antes de se inscrever no concurso para tradutor juramentado e intérprete comercial, os candidatos devem primeiramente tomar conhecimento de todas as informações que constam no edital. Para efetivar a inscrição, o interessado tem duas opções. Uma delas é entrar no site da instituição que irá realizar a prova, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), no www.funcab.org, entre os dias 10 de julho e 28 de agosto e pagar o boleto de inscrição no valor de R$ 82 até o dia 9 de setembro.
Caso não possua acesso à internet, o candidato pode se inscrever também no posto de atendimento da Funcab, localizado na avenida Desembargador Maynard, número 284, sala 01, bairro Cirurgia. O telefone para contato deste posto é o (79) 3214-2535. Ainda segundo o cronograma que consta no edital, a prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 15 de setembro. O concurso prevê, ainda, avaliação por meio de prova oral, cuja data será divulgada posteriormente no site da Funcab, assim como as demais etapas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seplag e Jucese lançam processo seletivo para tradutor – Fotos: Ascom/Seplag