[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Teve início, nessa quinta-feira, 4, no município sergipano de Nossa Senhora Aparecida, o primeiro módulo do curso de Boas Práticas de Fabricação para os manipuladores da fábrica de laticínio Nutralle. A pequena fábrica, de propriedade de Antônio José de Souza, foi construída em substituição à queijaria que funcionava há muito tempo no município e, por isso, surgiu a necessidade de capacitar os trabalhadores que irão operá-la.
 
A vontade do Sr. Antônio em construir uma pequena fábrica dentro dos padrões sanitários surgiu após um treinamento de Boas Práticas ministrada por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da qual ele participou em Ribeirópolis. A construção da fábrica foi acompanhada pela divisão de Inspeção da Diretoria de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, cujas orientações ainda continuam para os ajustes finais até o registro definitivo no Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
 
Por conta do empreendimento, a pequena empresa solicitou ao Escritório da Emdagro de Ribeirópolis um novo curso, desta vez para capacitar 10 funcionários, de modo a garantir a segurança do alimento para o consumidor.
 
O curso está previsto em três módulos: Saúde, Higiene e Segurança do Trabalhador; Higiene das Instalações Equipamentos e Utensílios; Controle da Matéria Prima/ Ingredientes e da Potabilidade da Água; Manejo de Resíduo e Controle Integrado de pragas e Vetores.
 
“Este é um curso de implantação orientada onde a equipe além de trocar conhecimentos já escreve o Manual de Boas Práticas específico e os Procedimentos Operacionais Padrões de Higiene (POPS) que servem como cartilhas de orientação”, explicou a médica veterinária da Emdagro, Izildinha Dantas. Segundo ela, haverá ainda, uma etapa adicional para os fornecedores de leite da fábrica, com um treinamento específico de Boas Práticas de Produção de Leite para os produtores.
 
O curso tem como instrutores, técnicos da Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural e da Diretoria de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro. O treinamento de produtores, que sucederá após este, contará também com técnicos do Escritório da empresa de Ribeirópolis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.