Secretária Eloisa Galdino participa da III Conferência Municipal de Cultura
Apresentar os principais pontos do Sistema Estadual de Cultura em Sergipe. Este foi o objetivo da palestra da secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, realizada na manhã desta sexta-feira, 05, na III Conferência Municipal de Cultura, que acontece até o fim do dia no município de Laranjeiras. Na ocasião, a secretária falou aos participantes sobre os municípios que já aderiram ao Sistema Estadual de Cultura (SEC), sua estrutura, andamento e a inserção de Sergipe no Sistema Nacional de Cultura (SNC).
“Desde 2002 nós passamos por um processo de organização da área da cultura, que criou o chamado marco regulatório, ou seja, regras de como deveria funcionar a gestão na área da cultura. O grande ponto nisto é o trabalho conjunto entre o poder público Federal, junto com as secretarias estaduais de cultura e as municipais”, iniciou a secretária.
Eloisa deu continuidade a sua fala explanando sobre como o sistema está constituído nessas esferas do poder e como este trabalho em conjunto é fundamental para que eles funcionem. “Com estes sistemas constituídos nós teremos uma organização que vai permitir mais verbas para se fazer projetos culturais nos municípios. Hoje, o que nós já conseguimos através do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, foi que as cidades e os Estados que já aderiram ao sistema possam receber recursos do Fundo Nacional de Cultura”, completou.
Dando continuidade a sua palestra a secretária informou que as cidades de Aracaju, Capela, Itabaiana, Itabaianinhna, Laranjeiras, Moita Bonita, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Santa Luzia do Itanhy, São Cristóvão e Tobias Barreto já aderiram ao sistema.
“Temos as demais cidades do nosso Estado precisam aderir ao sistema e assim lutar por esses recursos. Nosso objetivo é que no final dessa gestão possamos deixar tudo pronto, para que isso não se torne uma luta de governo, e sim uma política pública consistente na cultura de Sergipe”, frisou Galdino.
Plano Estadual de Cultura
Eloisa Galdino falou sobre o Plano Estadual de Cultura, um projeto que é o resultado materializado de um processo de planejamento e que expressa às intenções, diretrizes, ações e metas para as políticas públicas da área da cultura em Sergipe por um período de 10 anos.
Ela destacou ainda que o Plano Estadual está em fase de finalização e lembrou que este foi também um processo realizado juntamente com a sociedade civil, junto com rodas de conversa setoriais e territoriais, além de apresentar algumas diretrizes deste plano, que podem servir de modelo para os Planos Municipais de Cultura.
“Esta é uma das ferramentas principais desse Sistema Estadual de Cultura e que também é fruto da participação das pessoas. Desde que chegamos na Secult, iniciamos um trabalho para a formatação do nosso Plano Estadual e após muito trabalho estamos chegando em sua reta final, para ser apresentado a Assembleia Legislativa”, pontuou.
Sobre a Conferência Municipal
Esta é a III Conferência Municipal de Cultura realizada em Laranjeiras. Nesta edição, diversos agentes culturais do município, além de gestores e representantes de outras cidades do Estado, estiveram presentes e puderam discutir a respeito do regimento do Sistema Municipal, debater os eixos temáticos e eleger os delegados que representarão o município junto a Conferência Estadual.
Segundo o secretário de Cultura de Laranjeiras e presidente do Fórum Municipal, Irineu Fontes, a cidade serve de exemplo para os outros municípios de Sergipe, e por isso a importância de realizar esta Conferência como forma de estimular os demais municípios do Estado.
“Nós somos a capital da cultura popular e temos a responsabilidade de manter a cultura desta cidade que é Patrimônio Nacional. Por isso temos tanta preocupação em manter a gestão de cultura organizada e com sua legitimidade dentro da legislação do país. Já temos todo o Sistema Municipal aprovado, com secretária, conselho de políticas culturais e fundo municipal. Por isso estamos realizando agora esta terceira Conferência, de onde vamos começar a trabalhar todos esses instrumentos que construímos ao longo dos anos”, afirmou.
A secretária Eloisa Galdino frisa a importância da realização das Conferências municipais, principalmente por elas serem uma forma legítima e democrática de escolha dos objetivos e das pessoas que representarão os municípios sergipanos.
“As Conferências são fruto de um processo de construção que não representam apenas uma atitude dos governos, elas são fruto dos agentes de cultura, como podemos ver aqui. O mais importante é que elas servem para avaliar o que já foi feito e definir diretrizes para o próximo período, uma forma extremamente democrática de se fazer política de cultura, afinal, conta com a participação das pessoas”, analisou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]