[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, iniciou na tarde desta quinta-feira, 4, uma série de reuniões com diretores das escolas da rede estadual. Neste primeiro encontro, o secretário recebeu gestores das unidades de ensino que compõem a Diretoria Regional de Educação (DRE 08), que abrange os municípios da Grande Aracaju.

De acordo com Belivaldo Chagas, o objetivo das reuniões é estreitar o diálogo com os diretores, ouvir suas queixas e discutir soluções. “Foi montado um cronograma para que os diretores de todas as 378 escolas da rede pública estadual possam comparecer. O intuito é ouvi-los, ficar a par de suas reclamações, desde a falta de um servidor, até questões relativas a projetos pedagógicos. Juntos, o secretário, os diretores das escolas e os gestores das diretorias regionais, iremos encontrar soluções para os problemas do dia-a-dia”, disse o secretário.

Na oportunidade, os gestores receberam um formulário com perguntas referentes à quantidade de alunos matriculados, ao calendário letivo, ao calendário de reposição de aulas, ao preenchimento de dados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), dentre outras questões.

“Esta reunião é importante para discutir com os diretores os desafios que eles estão enfrentando em suas gestões, os avanços e dificuldades. É interessante porque é colocada toda a problemática tanto por parte das escolas, quanto por parte da Seed. Já os dados colhidos nos formulários servirão para a secretaria atualizar as informações que têm sobre as escolas”, afirmou Hortência Maria Barreto, secretária-adjunta de Educação.

Os diretores de escolas aprovaram a iniciativa e pedem freqüência nesses encontros. “Esse contato com o secretário é fundamental. Nos sentimos mais seguros sabendo que temos o respaldo e o apoio da secretaria na tomada de decisões. Precisamos saber que o secretário está a par dos problemas e que está tomando as providências necessárias”, declarou Mônica Rodrigues Silva, diretora do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek.

“Foi uma atitude acertada esse convite aos diretores para que o secretário sinta de perto o que estamos enfrentando com relação a servidores, professores, alunos, estrutura física das escolas, dentre outras questões. É também importante destacar a forma transparente com que ele dialogou conosco. Ele não fez uma reunião de cobrança, mas de discussão para resolver os problemas”, avaliou Almir Pinto, diretor do Colégio Estadual Dr. Edelzio Vieira de Melo.

Calendário

A próxima reunião do secretário será na terça-feira, 9, pela manhã e tarde, com os diretores das escolas situadas em Aracaju. No dia 10, o encontro será com os diretores das DREs 7, sediada em Gararu, e 9, sediada em Glória. No dia 11 será a vez dos diretores das escolas da DRE-2, sediada em Lagarto, se reunir com o secretário.

Os diretores das escolas situadas na região do Baixo São Francisco se reunirão no dia 15, e no dia 16 a equipe diretiva da DRE-1, com sede em Estância, vai participar do encontro. Já no dia 17 de julho, a reunião será com o pessoal da DRE – 3, com sede em Itabaiana. A última reunião vai se no dia 18 de julho, com as equipes das DREs 4, com sede em Japaratuba e 5, com sede em Dôres. Todos os encontros ocorrerão pela manhã.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.